UEPG recebe palestrante do Canadá no 2º Workshop de Alimentos

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove o 2º Workshop Internacional de Novas Tecnologias para o Controle e a Preservação dos Alimentos. O evento acontece nesta quinta e sexta-feira (18 e 19 de maio), no Centro Integrar (antigo PDE), no Campus Uvaranas. O evento reúne alunos, professores, pesquisadores e autoridades locais e internacionais. Para a cerimônia de abertura na quinta-feira (18), os inscritos participam de uma palestra com Dr. Jun Song, do Kentville Research and Development Centre, do Canadá, que falará sobre ‘Metabolômica aplicada ao controle de qualidade de frutas e vegetais’.

O workshop foi organizado pelos professores Ricardo Antônio Ayub, do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade; Antônio Sérgio Magalhães de Castro, Departamento de Física; Cássia Gonçalves Magalhães, Departamento de Química; e Marina Tolentino Marinho, Departamento de Engenharia de Alimentos. Ricardo explica que será uma oportunidade de conversar sobre novos projetos e ideias com os participantes do evento, pois além dos palestrantes da UEPG haverá palestrantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “Vamos pensar em novos investimentos, em equipamentos que poderão não só servir a pesquisa, mas também a prestação de serviços a comunidade, uma vez que os Campos Gerais têm um parque industrial bem diversificado”, enfatiza.

O Laboratório de Biotecnologia aplicada à Fruticultura (LabFrut) da UEPG também participará do evento com palestra sobre maturação de frutos. O professor Ricardo é um dos coordenadores no projeto e comenta que as pesquisas do Laboratório estão na vanguarda da pesquisa sobre frutas. “Somos um dos únicos grupos de pesquisa a trabalhar este tema no Brasil”, reforça. A professora e pesquisadora Marina Tolentino comenta que o objetivo do evento é propiciar, sobretudo aos pós-graduandos da UEPG, a visão de que “técnicas naturalmente utilizadas na determinação estrutural de compostos bioativos podem ser aplicadas para outras matrizes e em outros campos da ciência”. 

Além da apresentação de trabalhos dos participantes, o evento contará com a presença de pesquisadores renomados na área de Ressonância Magnética Nuclear, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que irão discutir o uso de sensores e outras estratégias inovadoras na conservação de frutos e outros produtos hortícolas.

As inscrições vão até a manhã de quinta-feira (18), às 8h30. A participação tem valores entre R$75 e R$250, de acordo com o nível profissional (graduando, pós-graduando, professores, profissionais). Para mais informações, acesse o link.

Texto: Amanda Santos | Fotos: Jéssica Natal  Capa: Afonso Verner

Compartilhe

 

Skip to content