UEPG anuncia ‘Francisco, el Hombre’ no 35º FUC

Com acordes repletos de latinidades, “Francisco, el Hombre” será a banda convidada do 35º Festival Universitário da Canção (FUC), realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG). O show, que celebra os 10 anos da formação, acontece após a apresentação das 12 músicas concorrentes do Festival, no dia 17 de junho, no Cine-Teatro Ópera. Os ingressos começam a ser vendidos em breve.

“Estamos preparando um FUC com diversas surpresas ao público. Além da diversidade de gêneros musicais, que será apresentada pelas canções concorrentes, vamos ter um show de altíssimo nível. A Francisco, el Hombre irá coroar este espetáculo com muita animação”, comenta o diretor de Assuntos Culturais da UEPG e coordenador geral do evento, Nelson Silva Junior. “Trazer a Francisco, el Hombre mostra que o FUC está em total sintonia com a música que se produz na atualidade. Sabemos que a banda já tem um público formado em Ponta Grossa e temos certeza que quem não conhece irá se surpreender”, explica o produtor executivo do festival e diretor da Estratégia Projetos Criativos, Eduardo Godoy.

O show comemorativo apresentará um repertório de clássicos do quinteto como ‘Arrasta’ e ‘Triste, Louca ou Má’ — música responsável pela indicação da banda ao Grammy Latino e que se transformou em um hino de empoderamento feminino, sendo cantada também por Juliette no BBB 21. “Estamos festejando do jeito que a gente mais gosta: fazendo shows e trocando energia com o público”, afirma o vocalista e violonista Mateo Piracés-Ugarte.

10 anos de estrada

Em 2013, a Francisco, el Hombre partia do interior de São Paulo rumo à América do Sul, indo de praça em praça passando o seu chapéu, em direção ao próximo destino. A banda ‘estradeira’ que surgiu a partir de encontros latino-americanos entre Brasil e México, reúne, hoje, os integrantes Mateo Piracés-Ugarte, Sebastianismos, LAZÚLI, Helena Papini e Andrei Kozyreff em uma eterna celebração à música latina.

O grupo conquistou públicos de diferentes países, acumulando performances em festivais, como Lollapalooza Brasil (2018), Lollapalooza Chile (2023), Rock in Rio (2019 e 2022) e Rock in Rio Lisboa (2022), além de eventos latino-americanos como o América por Su Música, em Cuba, e o Vive Latino, no México. Além do Chile, em 2023 eles já passaram pelo Uruguai e Argentina e farão uma turnê na Espanha  e Portugal alguns dias antes do show em Ponta Grossa.

35º FUC

O 35° FUC tem o patrocínio master da Belgotex do Brasil e patrocínio da Unimed Ponta Grossa, Premium Vila Velha Hotel e Cresol, com incentivo da Prefeitura de Ponta Grossa por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), da Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural; e da Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico, da Secretaria Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Turismo.

Texto: Eduardo Godoy | Fotos: Fabien Espinasse