UEPG participa do XII Encontro Nacional de Residências em Saúde

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Hospital Universitário Regional (HU-UEPG) participam, de 08 a 11 de novembro, do XII Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS), ainda de forma virtual, em virtude da pandemia. O ENRS surgiu da necessidade crescente de que residentes, preceptores, tutores, coordenadores e todos os demais atores do Movimento Nacional das Residências discutissem a formação de profissionais de saúde dentro dos programas de residência, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Caminhamos para maior edição do ENRS. É gratificante fazer parte desse marco, organizado pelo Movimento de Residências, e que neste ano será sediado pelo HU – UEPG. É importante incentivar a participação do maior número de pessoas envolvidas e assim continue ocorrendo evolução nas Residências Multiprofissionais para que elas se solidifiquem e passem a ser conhecidas assim como as médicas, pois qualificam profissionais especialistas e com o perfil do SUS”, declara a fisioterapeuta Daniele Leal, residente  de neonatologia e integrante de todas as comissões do evento.

As duas primeiras edições ENRS foram realizadas em 2012, vinculadas com os eventos nacionais da Rede Unida e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Somente a partir de 2013 o ENRS passa a ter uma organização própria e com periodicidade anual. De 2013 e 2021, o Encontro teve como sede as cidades de Fortaleza, Recife, Florianópolis, Curitiba, Olinda, Rio de Janeiro, Natal, Brasília e Salvador – sendo os dois últimos em formato virtual devido à Pandemia de Covid-19.

O tema deste ano, intitulado “Residência em Evidência: A Ressignificação do SUS, seus impactos nas políticas públicas de saúde e na formação profissional” remete às residências em saúde que são historicamente um campo de disputa entre diversos projetos para essa formação (capacitação para atuação prática em contraposição à formação teórica da graduação, reestruturação do SUS na perspectiva do Direito à Saúde, substituição de mão de obra e provimento de profissionais). 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 06 de novembro. As atividades serão realizadas nos dias 08, 09, 10 e 11 de novembro de 2022. Mais de 6 mil profissionais de todo o Brasil já se inscreveram.  O evento tem apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (FAUEPG) e da Associação Abrace o HU.

Texto: Sandrah Souza Guimarães

Compartilhe

 

Skip to content