Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental reúne egressos para trocar experiências

Compartilhe

Regressar: voltar ao ponto de partida. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental organizou um encontro de egressos, para debater pesquisas e trocar experiências entre quem já esteve nas cadeiras da pós-graduação, quem ainda está cursando e os professores do curso. O evento aconteceu em 20 de outubro, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O Programa existe desde 2013 e é uma associação ampla entre a UEPG e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A professora Giovana Kátie Wiecheteck, coordenadora do PPGESA na UEPG, comemora o sucesso do evento. “Conseguimos reunir alunos, egressos e professores do Programa”.

Além da apresentação das pesquisas de alunos formados no PPGESA, os participantes puderam acompanhar a fala de abertura do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG, professor Giovani Favero. Ao final do evento, uma mesa-redonda debateu a formação, pesquisas, experiências e perspectivas da área.

São histórias que perpassam as cadeiras da UEPG. Juliano Penteado de Almeida é doutorando em Engenharia Civil na New Mexico State University, mas já passou muitos anos na instituição: ele é graduado em Engenharia Civil, especialista em Gestão Ambiental e Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UEPG. A escolha pelo curso de Engenharia Civil na UEPG vem de família. O pai se formou na primeira turma do curso, em 1978, e a irmã atua como professora.  “Passei quase uma década dentro da UEPG, então é muito legal retornar à instituição e reencontrar professores, ex-colegas e atuais alunos”, diz.

No encontro, Juliano apresentou as pesquisas que desenvolve no doutorado nos Estados Unidos. Lá, sob a orientação da Dr. Pei Xu, ele pesquisa sobre dessalinização de água e reuso de esgoto doméstico, utilizando processo de filtração por membrana, chamada osmose reversa. “Eventos assim servem de motivação, tanto para nós, alunos egressos, como para os atuais alunos. Percebemos que trocando experiências todos nós aprendemos, ganhamos conhecimento”, avalia. Segundo ele, os debates ocorridos no evento foram produtivos. “Mostram que a UEPG vem desenvolvendo bem seu papel como instituição de ensino, formando muitos profissionais capazes de solucionar problemas reais de nossa comunidade”.

O Programa reúne alunos graduados em Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Química, Biologia e áreas correlatas. Tem como área de concentração o Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos.

Texto: Aline Jasper | Fotos: Fabio Ansolin e Divulgação

   


Compartilhe

 

Skip to content