UEPG sedia consulta pública sobre Educação Ambiental nesta segunda

A Universidade Estadual de Ponta Grossa sediará no dia 16 de setembro uma Consulta Pública sobre a Minuta do Programa Estadual de Educação Ambiental do Paraná (PEEA/PR).  A reunião acontecerá no Campus Uvaranas, no prédio do PDE, às 13h30. O objetivo da reunião é estabelecer um diálogo e ouvir a população a respeito do conteúdo do programa.

Elaborado de forma participativa e colaborativa, o PEEA-PR aponta diretrizes, princípios e linhas de ação para a educação ambiental no Paraná. O material foi finalizado em dezembro de 2018 e está aberto para consulta pública no site do Governo do Estado.

De acordo com o professor da UEPG Sandro Xavier, “o Programa servirá de orientação para o planejamento de estratégias no Estado. O documento irá conduzir os projetos e ações socioambientais sustentáveis que possam ser efetivados e implementados no âmbito das instituições públicas e privadas, bem como da sociedade civil. Também tem a finalidade de servir de parâmetro para o desenvolvimento das políticas públicas no Estado”, explica.

“O intuito é mobilizar os atores para que eles possam contribuir nesse processo, dentro de sua área de atuação”, afirma Xavier. A consulta é promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), antiga Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA). As audiências, realizadas em parceria com universidades, também ocorrerão nos próximos dias em  Paranaguá, Curitiba, Jacarezinho e Cascavel.