UEPG realiza premiação da 7ª OPMat

A Universidade Estadual de Ponta Grossa realizou a premiação da 7ª Olimpíada Ponta-grossense de Matemática (OPMat), neste sábado (07), no Teatro Pax. A abertura do evento ficou por conta dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Música da UEPG que participam do projeto de extensão “Música nos Campos Gerais”, coordenado pela professora Regina Stori. No grupo de música caipira se apresentaram os acadêmicos Carlos Otávio Moreira, Cleverson Lopes, João Paulo de Carvalho, Kevin Ieguer dos Santos, Luis Antônio Mendes, Paulo Rogério da Silva, Samoel Koniske, e no grupo “Era do Vinil”, os alunos Betuel Crisley Ferreira Nogueira; Jacqueline de Jesus Faria; Jonathan de Jesus Faria; Matheus Ribaski, João Paulo de Carvalho.

No período da manhã ocorreu a premiação do nível júnior, destinada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal e privada. E, no período da tarde, foram premiados os níveis 1,2,3 e 4, que compreendem os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da rede estadual e privada. No evento, também foram homenageados os professores das escolas participantes.

Durante a solenidade da manhã, integraram a mesa diretiva a diretora da Diretoria de Extensão Universitária da Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, professora Cristina Berger Fadel, a representante do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, professora Sandra Mara Dias Pedroso, a representante da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa Professora Annaly Schewtschik, o Diretor do Setor de Ciências Exatas e Naturais da UEPG, Professor Luiz Alexandre Gonçalves Cunha, a Chefe Adjunto do Departamento de Matemática e Estatística da UEPG, Professora Deyse Marcia Pacheco Gebert, a Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da UEPG e membro da comissão organizadora da OPMat, Professora Scheila Valechenski Biehl, o Coordenador do Curso de Bacharelado em Matemática Aplicada da UEPG, Professor Giuliano Gadioli La Guardia, o representante do colegiado do curso de Licenciatura em Matemática EAD, Professor José Luis Domingues Ribas e a Coordenadora da Olimpíada Pontagrossense de Matemática, Professora Elisangela dos Santos, do Departamento de Matemática e Estatística da UEPG.

Formaram a mesa diretiva à tarde o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, a representante do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, professora Sandra Mara Dias Pedroso, o Diretor Adjunto do Setor de Ciências Exatas e Naturais da UEPG, professor Antonio José Camargo, o Chefe do Departamento de Matemática e Estatística da UEPG, professora Margarete Aparecida dos Santos, a Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da UEPG, professora Marli Terezinha Van Kan, o Vice-coordenador do Curso de Bacharelado em Matemática Aplicada da UEPG, professor José Tadeu Teles Lunardi, o Representante do colegiado do curso de Licenciatura em Matemática EAD , Professor João Luis Domingues Ribas Luis Domingues Ribas, a Coordenadora da OPMat, professora Elisangela dos Santos Meza e o Membro da Comissão Organizadora da OPMat, professor Josnei Francisco Peruzzo.

.

O principal objetivo da OPMat é despertar nos alunos o interesse pela matemática. O pró-reitor de recursos humanos da UEPG, Marcos Vinicius Fidelis, ressalta o orgulho pela premiação do filho Ricardo Catapan Fidelis na Olimpíada. “A valorização do estudo é fundamental para um país que quer mais cientistas. E uma olimpíada que unifica escolas públicas e privadas permite que nós da escola pública possamos identificar e valorizar o trabalho no ensino dos nossos docentes”, afirma. O estudante do CAIC, João Gustavo Verner Eidam, ficou em terceiro lugar geral na Olímpiada. Para o pai, Sidney Eidam, é muito importante ver o filho participar da OPMat e ainda ser premiado.  “O João está na sétima série e com o estudo poderá chegar longe. Ele é orgulho da família”, conta.

A coordenadora da OPMat, professora Elisangela dos Santos Meza, ressaltou o projeto de extensão “Olimpíadas de Matemática: promovendo a inclusão social e ajudando a mudar o cenário da educação”, que oferece cursos voltados à formação de professores e ao treinamento de alunos. “Nós temos o Programa de Iniciação Científica Junior (PIC), que será destinado aos medalhistas da OBMep em 2019 e alunos convidados que queiram participar de Olímpiadas de Matemática”, explica. No PIC os acadêmicos do curso de licenciatura em matemática participam de um treinamento mensal com professores supervisores do projeto de extensão e dão aulas quinzenais, aos sábados. As turmas presenciais estão localizadas em Ponta Grossa, Pato Branco, Guarapuava, Irati e Ivaí e nas turmas on-line são atendidos alunos de várias cidades do Brasil.

“No POTI, os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de escolas públicas e privadas realizam a inscrição no início do ano e fazem um curso semanal de preparação com professores e acadêmicos participantes do projeto de extensão. Além disso, também há o CHAMAT e ONE, que são cursos de formação continuada destinados aos professores da rede pública e privada de ensino. Como contrapartida, os docentes montam turmas de matemática em suas escolas e dão aulas no contra turno, preparando-os para as diversas olimpíadas que acontecem no Brasil”, complementa a professora Elisangela dos Santos Meza.