UEPG realiza campanha em comemoração ao Dia Mundial do Coração

Em comemoração ao Dia Mundial do Coração, o curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estará no Parque Ambiental, no dia 18 de outubro, para orientar a população sobre o assunto. A partir das 15 horas, será realizada a anamnese dirigida básica, a avaliação da glicemia capilar e a aferição da pressão arterial de quem passar pelo local.

No segundo dia, 19 de outubro, a partir das 9 horas haverá um ciclo de palestras no grande auditório da UEPG Central. Ao todo, estão programas quatro apresentações, sendo: “Desmistificando os fatores de risco para doenças cardiovasculares”, “Hábitos de vida saudáveis para a promoção de saúde”, “Exercício físico: quando e como fazer” e “Alimentação saudável com graça e sabor”.

Segundo Professor Dr.Mário Sturzeneker, coordenador do evento, “as doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de mortalidade em todo o mundo, sendo responsáveis por aproximadamente 30% dos casos fatais. A prevalência de fatores de risco para as DCV, como hipertensão arterial sistêmica, obesidade e diabetes vem aumentando significativamente nas últimas décadas e outros fatores de risco para as DCV como tabagismo e sedentarismo são significativamente prevalentes na população adulta em geral”, afirma.

O objetivo da campanha é esclarecer a população sobre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares, o potencial deletério das mesmas, bem como, incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis que contribuam para mudar esse quadro. “Nesse sentido, o Dia Mundial do Coração oportuniza a organização de campanhas para a orientação das pessoas sobre esse tema”, explica Sturzeneker.