Inscritos no Enade devem responder ao Questionário do Estudante

Até 21 de novembro, estudantes inscritos no Enade 2019 devem acessar o portal do Inep para responder ao Questionário do Estudante. O documento faz parte do processo avaliativo e o preenchimento é obrigatório. O objetivo do questionário é coletar informações sobre o perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes.

Os concluintes inscritos, mesmo os que pretendam solicitar dispensa da prova, devem participar. O estudante que não preencher o instrumento ficará irregular junto ao Enade e, mesmo que cumpra todas as outras obrigações do exame, não poderá colar grau.

O questionário está disponível pela internet, exclusivamente no Sistema Enade. Para preencher o participante deve realizar o cadastro no portal do Inep e gerar a senha que será utilizada para acompanhar a inscrição, consultar o local de prova e conferir o resultado individual.

Sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Na edição de 2019, o Enade irá avaliar 10 cursos da UEPFG, sendo: Agronomia, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Farmácia, Medicina, Odontologia e Zootecnia. O exame visa avaliar o sistema de ensino superior e o desempenho dos estudantes quando entram e saem da graduação.

Segundo Elismara Zaias Kailer, Coordenadora de Avaliação Institucional da UEPG, “o Enade tem uma importância significativa na avaliação da IES, pois além de constituir-se como componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante, avalia o desempenho dos alunos em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e habilidades necessárias para sua profissão. A nota do Enade também tem um grande impacto para a Universidade, pois oferece informações importantes sobre a IES, bem como a qualidade da formação que é ofertada aos alunos”, afirma.

Sobre a Prova

As provas serão aplicadas no dia 24 de novembro, com duração de quatro horas. As provas de cada uma das áreas de conhecimento avaliadas são compostas por dez questões de formação geral e 30 questões de componente específico.

As questões discursivas do componente de formação geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Os conteúdos avaliados no componente específico estão listados nas portarias de cada área, já publicadas e disponíveis para consulta no portal do Inep.