Clube de leitura de HQs da UEPG debate o “Couro de Gato”

Na próxima quarta-feira (09) às 18h30, o Clube de leitura de HQs da UEPG se reúne para conversar sobre a HQ “Couro de Gato: uma história do samba” de Carlos Patati e João Sánchez. O encontro será na sala de eventos da Biblioteca Central do Campus Uvaranas e a atividade é aberta ao público.

O Clube de Leitura de Quadrinhos da UEPG promove encontros mensais para debater sobre uma história pré-selecionada. Vinculado ao Cultura Plural, projeto do Departamento de Jornalismo, este grupo de leitores procura divulgar a chamada Nona Arte na região de Ponta Grossa e enfrentar o preconceito acadêmico em torno dos quadrinhos.

A HQ “Couro de gato” conta uma história do samba e descreve o Rio de Janeiro do final do século XIX e início do século XX. Ilustrada com xilogravuras do artista-plástico João Sánchez, a história tem roteiro de Carlos Patati e traz personagens como Noel Rosa, Ismael Silva e Cartola. Apesar de trazer personagens reais, o fio condutor é um músico fictício chamado Camunguelo. Através dele, o leitor observa o crescimento da cidade e a produção musical. O livro, produzido durante anos, foi conquistando a admiração de outros grandes autores de quadrinhos e da literatura brasileira, como Julio Shimamoto, Lourenço Mutarelli e Braulio Tavares.

O próximo encontro está programado para acontecer no dia 30 de outubro e o tema central será o livro “Hip Hop Genealogia 1” de Ed Piskor. No dia 20 de novembro o grupo irá debater a obra “Estudante de Medicina” de Cynthia B. e no dia 11 de dezembro a “Autocracia” de Woodrow Phoenix.

Texto: Vanessa Hrenechen / Foto: Rede Social Clube de Humor