Festa da Primavera terá ‘Bota Fora do Eletrônico’

Nesta sexta-feira (20), a Universidade Estadual de Ponta Grossa em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e com a Diretoria de Gestão Ambiental realiza o ‘Bota Fora do Eletrônico’. O ponto de coleta será instalado na Pista de Atletismo, localizada no Campus Uvaranas da UEPG e permanecerá das 14 às 21 horas.

No local poderão ser entregues diferentes materiais com resíduo eletroeletrônicos, como aparelhos de DVD, fax, aquecedores, ar condicionados, cabos, caixas de som, carregadores, celulares, chapinhas, computadores, conectores, copiadoras, CPU, estabilizadores, fios, fontes, impressoras, máquinas fotográficas, memórias, mouse, notebooks e similares. Na dúvida, basta ir até o local e conversar com a equipe para esclarecer sobre algum aparelho.

O objetivo é dar a destinação correta ao lixo eletroeletrônico, contribuindo para um desenvolvimento sustentável. “Há um aumento na geração de lixo eletrônico que se não forem adequadamente descartados, podem contaminar o meio ambiente devido a muitos dos seus componentes serem tóxicos. Além da destinação correta, por meio do projeto realizamos um trabalho social, visto que o material é disponibilizado a associação de catadores de recicláveis, gerando renda para suas famílias”, ressalta Sandro Xavier, professor e Diretor de Gestão Ambiental.

O ‘Bota Fora do Eletrônico’ faz parte da programação da Festa da Primavera, evento da Associação Abrace o Hospital Universitário que foi criado em março de 2018 para organizar e desenvolver projetos voltados à arrecadação de recursos físicos, humanos e financeiros e atender às demandas de usuários, estudantes e servidores do Hospital Universitário da UEPG.

Realizada em parceria com as atléticas dos cursos e de projetos de extensão da universidade, a festa reúne entidades da região e conta com atividades recreativas, esportivas e culturais. Os participantes também terão acesso a diversos serviços como: atendimento da Agência do Trabalhador, orientações jurídicas, cortes de cabelo gratuitos, exames laboratoriais básicos (como aferição de pressão e testes de glicemia) e orientações para a prática de caminhada e corrida.

Texto: Vanessa Hrenechen