UEPG firma cooperação técnica com o Ministério Público do Trabalho para a criação do Observatório do Mate

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, representada pelo Programa de Pós-Graduação em História, participou nessa quinta-feira (17) da assinatura de um termo de cooperação técnica para instalação oficial do Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos da Erva-mate. O evento, que aconteceu em Curitiba, foi promovido pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) e pelo Fórum Estadual de Combate ao Uso de Agrotóxicos e Controle do Tabaco no Paraná e reuniu cerca de 26 entidades, dentre elas universidades, institutos, sindicatos, associações, órgãos públicos e agricultores.

O professor Rauli Gross, chefe de gabinete da reitoria, representou a UEPG na cerimônia de assinatura. Na ocasião, também esteve presente a Procuradora Chefe do Ministério Público do Trabalho do Paraná, Margaret Matos de Carvalho.

O objetivo do acordo é a criação e implementação do Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos da Erva-mate, voltado para o fomento de sistemas de produção de erva-mate, com garantia de trabalho e renda para agricultores familiares. A Universidade Estadual de Ponta Grossa será umas das instituições que vai desenvolver pesquisas que serão uma base científica das atividades do Observatório, a partir do resgate histórico e catalogação de dados da erva-mate no Paraná. O professor Rauli destaca a importância da universidade integrar essa parceria.

“É muito importante a universidade fazer parte de um projeto como esse no resgate que faremos da memória do estado, da importância da erva-mate principalmente para o pequeno produtor. A UEPG está trabalhando em um projeto que visa melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Esse resgate é inclusive para provar que a erva-mate já foi um produto que foi carro-chefe da economia do estado do Paraná”, explica o professor.

Os sistemas de produção tradicionais de erva-mate sombreada é característica da região Centro-sul do Paraná e sua produção envolve mais 50 mil propriedades em regime de economia familiar. O plano considera também a importância dos sistemas de produção tradicionais de erva-mate sombreada para a conservação das araucárias e das florestas nativas, para a manutenção não só da biodiversidade, como também da produção e conservação de recursos hídricos.

Um dos objetivos do Observatório do Mate é a incentivo aos produtores rurais pela substituição das plantações de tabaco pelas de erva-mate, com base no documento Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, que é o primeiro tratado internacional em saúde pública da história da Organização Mundial de Saúde e que foi ratificado pelo Brasil em 2005. A região Centro-sul do Paraná é grande produtora de tabaco e a erva-mate pode se constituir em uma excelente alternativa sob o ponto de vista econômico, ambiental e social, tendo em vista os danos que as plantações de tabaco podem resultar na saúde dos produtores rurais.

O professor destaca ainda que a cooperação técnica com o Ministério Público do Trabalho também é uma oportunidade da universidade consolidar suas pesquisas e parcerias com diferentes órgãos da sociedade. “Não teremos nenhum ônus financeiro, pelo contrário. Teremos apoio do Ministério Público do Trabalho, que vai reverter a verba recebida em multas para a incentivar a pesquisa e dos pequenos produtores produtores para tentar operacionalizar e criar essa cooperativa do mate”, complementa.

Texto: Saori Honorato