UEPG entrega aparelhos celulares para acadêmicos

Na manhã desta sexta-feira (31), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou a entrega de aparelhos celulares para estudantes da graduação. Neste primeiro momento, foram entregues aparelhos sem chip para acadêmicos que precisam apenas do celular. Doze alunos receberam um aparelho, com horário marcado, para evitar aglomeração. Todos os estudantes estavam devidamente com máscaras, respeitando o distanciamento social.

A Diretora de Ações afirmativas e Diversidade, Cristiane Souza, explica como se dá o planejamento da instituição para distribuir os aparelhos. “O planejamento da equipe para a entrega dos dispositivos tem como ponto de partida o diagnóstico realizado junto aos estudantes da graduação e da pós-graduação. Uma vez constatada a necessidade de auxílio para realizar atividades acadêmicas de forma remota, a demanda é classificada em alguns aspectos: estudantes que apenas demandam auxílio pelo dispositivo em si (notebook ou smartphone); estudantes que demandam auxílio pelo dispositivo e também demandam pacote de internet e estudantes que demandam acesso aos laboratórios da UEPG” completa.

O estudante de Geografia Rafael dos Santos relata que o aparelho será importante para manter seus estudos no contexto de pandemia. “Essa iniciativa nos deu acessibilidade ao ensino remoto. Agora posso acompanhar as aulas do meu curso e não perder as entregas de trabalho”, afirma.

A Diretora de Assistência Estudantil, Gilmara Ventura, destaca a reação dos acadêmicos ao adquirir os equipamentos. “Percebemos que a entrega de computadores e celulares está proporcionando uma nova motivação para eles. Vimos que quando comparecem aqui para a retirada dos equipamentos, estão felizes em retomar as aulas e na expectativa de ligar e configurar os equipamentos em casa – ‘Iniciar as atividades logo!’- eles comentam”, afirma a Diretora.

O projeto de assistência da Universidade Estadual de Ponta Grossa já forneceu notebooks e, nos próximos dias, entregará telefones celulares com pacote de dados 4G para os alunos que precisam de internet. Esta ação visa auxiliar os acadêmicos que não têm condições de acesso ao ensino remoto.

A UEPG também dispõe de laboratórios com computadores para a comunidade acadêmica utilizar no período de pandemia. Os laboratórios estão localizados no Campus Uvaranas, Proex, Museu, Núcleo de Prática Jurídica, Teatro Pax, Fazenda Escola, Fundação UEPG, Crutac e Campus Central.

Texto: Julio César Prado   Fotos: William Clarindo