UEPG é destaque em ranking da revista britânica THE

A revista Times Higher Education (THE) publicou nesta quinta (02) o ranking World University Rankings 2022. Na classificação, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) se destacou nos quesitos “Citações” (influência nas pesquisas) e “Perspectiva Internacional” (proporção de estudantes, professores e agentes estrangeiros e colaboração internacional nas pesquisas).

Dentre as universidades brasileiras, a UEPG ocupa a 18ª posição, junto com outras 41 universidades que tiveram a mesma pontuação geral, incluindo todas as Universidades Estaduais do Paraná.

Para a pontuação das instituições, o ranking considera 13 indicadores de desempenho, em cinco áreas: ensino, pesquisa, citações, renda da indústria (transferência de conhecimento) e perspectiva internacional. “Os rankings são importantes para que possamos averiguar em que podemos melhorar”, explica a professora Raquel Abdallah da Rocha Oliveira, diretora de avaliação institucional.  “Para nós é muito gratificante o resultado deste ranking, pois demostra o comprometimento da comunidade universitária em sempre dar um passo à frente”.

Em comparação com o ranking de 2021, o desempenho da UEPG melhorou em quatro das métricas avaliadas: ensino, pesquisa, renda da indústria e perspectiva internacional. A pesquisadora institucional Josecler Kapp Lepinski complementa que há um engajamento da atual gestão e da comunidade universitária na busca da melhoria dos dados para inserção nas plataformas dos rankings.

Segundo a pró-reitora de Planejamento, Andrea Tedesco, a participação nos rankings é uma forma de avaliar em que aspectos a instituição está acertando e em quais pode melhorar. “Permite uma reflexão, auto-crítica e proposição de ações buscando sempre avançar em ensino, pesquisa e extensão”, complementa.

A classificação publicada pela revista britânica é o maior e mais diversificado ranking de universidades do mundo. Em 2022, o ranking analisou 1662 universidades, das quais 59 são brasileiras. A lista completa está disponível neste link.

Texto: Adaptado por Aline Jasper | Foto: Arquivo CCom