Evento debate política de cotas na UEPG

Na manhã desta quinta (02), um evento reuniu interessados em debater as ações afirmativas no Ensino Superior, por meio de uma avaliação da política de cotas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O evento, promovido pela pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UEPG, por meio da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade e em conjunto com a Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Política de Cotas da UEPG, foi transmitido ao vivo no Youtube da UEPG e continua disponível para assistir.

“É uma reflexão constante e permanente”. A professora Cristiane Gonçalves de Souza explica que esse é o primeiro de um conjunto de debates que buscar abrir espaço para dialogar sobre a temática e ampliar as discussões em torno das ações afirmativas. “As ações afirmativas, por meio da politica de cotas, têm a capacidade de realizar o enfrentamento da exclusão étnico-racial e e contribuir para a constituição de universidades mais plurais e com diversidade em termos de composição étnico-racial”, aponta.

O professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, destacou o caráter pedagógico da Universidade na ampliação do debate sobre a inclusão e a importância da pró-reitoria de Assuntos Estudantis para garantir o acesso à universidade, mas também a permanência de alunos cotistas. “É papel da Universidade incluir pessoas em nossos cursos, mas também criar discussões, fazer debates e chamar atenção, dar um sinal didático de que a sociedade como um todo tem que colocar a questão das cotas raciais, a questão da inclusão na pauta da democracia brasileira”, assinalou. “Somos uma Universidade que tem uma larga tradição na inclusão e estamos em um momento importante, que é avaliar os acertos, ver as possibilidades de ampliação e de correção de rotas onde for necessário”.

A professora Ione da Silva Jovino, pró-reitora de Assuntos Estudantis, reforçou o convite para participar do debate sobre a erradicação do racismo nas universidades, um projeto elaborado pela UEPG, em parceria com as demais Universidades Estaduais do Paraná, que faz parte da segunda edição da Campanha pela Erradicação do Racismo no Ensino Superior, promovida pela Cátedra Unesco de Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina.

Para refletir sobre o tema, o encontro contou com os convidados Rafael Moura, pesquisador da área de direitos humanos e promotor de justiça do Paraná; Saulo Rosa, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Ponta Grossa; e Luís Fernando Cerri, professor do curso e do mestrado acadêmico de história da UEPG.

Texto e imagem: Aline Jasper