UEPG e Universidades do Paraná aprovam projeto na Unesco pela luta contra o racismo

Compartilhe

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Prae-UEPG), em conjunto com as seis Universidades Estaduais do Paraná, aprovou a projeto ‘Universidades Estaduais do Paraná na luta contra o racismo’ junto à Unesco. A aprovação veio após a proposta das Universidades em compor a segunda edição da Campanha pela Erradicação do Racismo no Ensino Superior, promovida pela Cátedra Unesco de Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina, com sede na Argentina.

O projeto foi construído de forma coletiva pelas Universidades Públicas paranaenses. O grupo elencou atividades a serem realizadas, como seminários, webinários, oficinas, rodas de conversa, produção de material audiovisual, microvídeos, dentre outras. “As atividades têm o objetivo de promover reflexão em torno das situações de racismo e preconceito que são materializadas no contexto do ensino superior na América Latina, bem como pensar em estratégias concretas de realizar enfrentamento dessas manifestações”, explica a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ione Jovino.

A diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da Prae, Cristiane Gonçalves de Souza, afirma que, em todas as propostas selecionadas, serão utilizados materiais produzidos pela iniciativa. “Utilizaremos a coleção de textos de divulgação sobre o tema, uma série de depoimentos e reflexões sobre o racismo nas sociedades latino-americanas, especialmente no campo das universidades, entre outros textos e vídeos”. Os materiais podem ser consultados de forma gratuita em unesco.untref.edu.ar. Na UEPG, as ações da Prae terão apoio e colaboração do Núcleo de Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade (Nuregs) e do Coletivo de Estudos e Ações Indígenas (Ceai).

A campanha é patrocinada pelo Instituto Internacional da Unesco Para Educação Superior e pela União das Universidades da América Latina e do Caribe. A campanha teve sua primeira edição em 2020 e, em 2021, foram selecionadas vinte propostas de erradicação do racismo na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador e México, que serão realizadas entre 1 de setembro a 15 de novembro.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Luciane Navarro


Compartilhe

 

Skip to content