UEPG adere à campanha do Governo do Estado contra a dengue

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza, nesta quarta-feira (18), campanha para conscientizar a população sobre o combate à dengue. A UEPG veicula uma ação de mídias digitais a partir das peças do Dia D produzidas pelo Governo do Estado. Pretende-se atingir, aproximadamente, 100 mil pessoas que acompanham as redes sociais e o site da instituição.

A ação organizada pelo Governo do Estado envolve órgãos estaduais e sociedade civil para fortalecer iniciativas para controlar a doença nos municípios paranaenses, especialmente naqueles já classificados em situação de epidemia. A intenção é mobilizar todo o Paraná em uma grande campanha de orientação e prevenção, além de atividades como palestras informativas e ações de campo em busca de criadouros do mosquito Aedes Aegypti nas mais diferentes regiões do Estado.

Segundo o Reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, “a Universidade cumpre importante papel social ao aderir à campanha do Governo do Estado contra a dengue. Publicaremos materiais de conscientização sobre os riscos da doença e cuidados no combate à proliferação do mosquito”, afirma. De acordo com o Vice Reitor, Everson Augusto Krum, “todo o Paraná está mobilizado em ações de combate à dengue. É importante que, não somente hoje mas, em todo o verão sejam combatidos os focos onde o mosquito pode depositar os ovos e se propagar. Vamos todos combater essa doença que traz tantos problemas a nossa população”.

O boletim epidemiológico semanal sobre a dengue, divulgado pela Secretaria da Saúde, registrou um total de 3.293 casos confirmados da doença desde 28 de julho até a última terça-feira (17). Em uma semana foram 662 casos a mais, com incremento de 25,16% em relação ao boletim anterior.

O chefe da Casa Civil e um dos idealizadores do mutirão, Guto Silva, lembrou que a campanha da dengue neste ano é diferente, especialmente porque indicadores da Secretaria da Saúde apontam para uma epidemia da doença. “O mosquito está mais resistente, então se trata de uma dengue diferente”, disse.

“Faremos um grande trabalho de enfrentamento, com todos mobilizados. A população precisa ser alertada, informada, para que tenhamos o menor número possível da doença aqui no Paraná”, afirmou o Governador Carlos Massa Ratinho Junior.

A força-tarefa contará também com a colaboração de diversos setores da sociedade civil organizada, como instituições religiosas, entidades representativas dos setores produtivos e Associação dos Municípios do Paraná (AM).

Texto: Vanessa Hrenechen / Fotos: Jaelson Lucas / AEN