Turma de Direito recebe homenagem pelo cinquentenário de formatura

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou na sexta-feira (13) uma homenagem à turma de graduados no Curso de Direito em 1969. Durante a solenidade de 50 anos de formação, 32 egressos foram lembrados com placas comemorativas, 15 deles postumamente. Os professores patronos Brasil Borba, representado pela esposa, Wilson Jerônimo Comel, Antonio Joaquim Dantas e Carlos Beltrami também foram homenageados.

O vice-reitor Everson Krum destaca que a UEPG tem imensa gratidão em prestar homenagens aos últimos formados e professores da Faculdade de Direito de 1969. “Após esta turma, houve a fusão que originou a Universidade Estadual de Ponta Grossa”, diz. Krum complementa que a turma formou grandes profissionais da advocacia, juízes, desembargadores, professores, enfim lideranças que difundiram o ótimo nome do Curso de Direito da UEPG.

O Chefe de Gabinete da Reitoria, Rauli Gross, responsável pela organização do evento, destaca que o fato da turma completar 50 anos e a Universidade também não poderia passar em branco. “Os professores e alunos marcam um momento de transição histórica, o fim da Faculdade Estadual de Direito e o início do Curso Direito na UEPG. A turma de 1970 já foi diplomada com o status de Universidade”, enaltece.

Durante a solenidade, o diretor do Setor de Ciências Jurídicas, Vanderlei Schneider de Lima, fez, ao lado do vice-reitor, a entrega das homenagens. Em seu discurso, o diretor enfatizou a importância dos integrantes da turma e dos professores para a história do curso de Direito em Ponta Grossa e para a instituição. Além disso, destacou que as suas trajetórias de sucesso confirmam a importância da Universidade pública, gratuita e de qualidade.

“Foi um encontro emocionante. Pudemos observar gestos de carinho, respeito e afeto entre os colegas e seus mestres. A UEPG é sem dúvida uma das melhores universidades e não deixa de registrar momentos históricos de nossa cidade e região”, diz Krum.

Oldemar Mariano, um dos homenageados, ao se formar no curso de Direito, inaugurou uma tradição familiar, seguida pelos filhos e netos, na UEPG: Valéria Mariano, graduada em 1999, Paulo Henrique Mariano, em 2009, João Mariano Costa, que cursa o 3º ano e Heitor Mariano Costa, calouro 2020. “Nós voltamos no tempo. Voltamos há 50 anos. O curso foi muito importante para a minha profissão e fiquei muito emocionado ao rever meus colegas, amigos de uma vida toda”.

Homenageados

Antonio do Brasil Penteado (Ponta Grossa), Circe Maria Lejambre (Curitiba), Edison Ferreira Santos (Maringá), Ednei Francisco Ferreira (Maringá), Geraldo Nei Toledo Camargo (Guarapuava), Helena Nekatschalow (São Paulo), Ivo Tadeo Bona (Telêmaco Borba), João Vargas de Oliveira Júnior (Ponta Grossa), José Geraldo Berger (Ponta Grossa), Josué Corrêa Fernandes (Ponta Grossa), Luiz Sebastião Fávero (Ponta Grossa), Oldemar Mariano (Ponta Grossa), Paulo Roberto Hilgenberg (Ponta Grossa), Poran Brasil Berger (Ponta Grossa), Rogério Alcides Borba (Curitiba), Sérgio Winnik (Ponta Grossa), Willian Carlos Schnekenberg (Ponta Grossa). In memorian: Airto Hiram Oberst, Antonio Taques Silveira, Arthur Fernandes Pina Ribeiro, Délio Conte, Dusneldi Gorte, Hildegar Oscar Kossatz, João Gonçalves Padilha, João Nei Marçal, Juracy Riquelme, Maria José Xavier de Souza Hilgenberg, Olympio Begnini Filho, Oswaldo Spósito, Rivadávia Borba, Tadeu Fernandes, Valdir Molin.

Mais de 60 anos

O Curso de Direito existe desde 1958 a partir da Faculdade Estadual de Direito de Ponta Grossa, criada pela Lei nº 2.179 de 04/08/1954, e reconhecida pelo Decreto Federal nº 50.355, de 18/03/61. A partir do ano de 1970, com a criação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, o Departamento de Direito foi implantado, fundindo-se à nova estrutura.

Fotos e texto: Luciane Navarro