Seminário Discute Arborização em Ponta Grossa

Na quinta-feira (12), aconteceu o 1º Seminário Interinstitucional sobre o Verde Urbano realizado em conjunto com o Laboratório de Estudos Socioambientais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), coordenado pela professora Silvia Méri Carvalho, e com a Prefeitura de Ponta Grossa. O evento começou às 8h e foi até às 18h, no Auditório do PDE, com apresentações de painéis, pesquisas e projetos.

Durante o encontro, professores e acadêmicos da UEPG apresentaram uma pesquisa sobre a quantidade de árvores que compõe as vias públicas da cidade. A análise, realizada com o apoio da Fundação Araucária, começou em 2017 e está programada para ir até 2021. Os resultados apontam para a necessidade de melhorar os espaços verdes no município.

“Fizemos um levantamento por meio de imagem de satélite. Identificamos 29.000 árvores nas vias públicas de Ponta Grossa e estimamos um potencial para ter 64.000.O objetivo é ampliar o diálogo entre os pesquisadores e o poder público para promover um trabalho em conjunto, principalmente informar e debater sobre o verde urbano”, explicou a professora Silvia. Participaram do evento professores de instituições universitárias, representantes da Copel, Secretaria do Meio Ambiente de Ponta Grossa, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa e a UEPG, por meio dos Doutores em Silvicultura Urbana que fomentaram as discussões sobre a arborização na cidade.

Texto: Vanessa Hrenechen / Fotos: Aline Jasper