ASI promove palestra com o criador da Terapia Comunitária Integrativa

Compartilhe

O Ambulatório de Saúde Integrativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (ASI-UEPG) realiza, no próximo dia 27, a quarta edição do ciclo de palestras on-line “Em Sintonia com o Coração”.  A “Saúde Espiritual e a Terapia Comunitária Integrativa na promoção do bem estar” serão abordadas pelo professor criador da TCI, Adalberto Barreto, e pela professora Milene Zanoni da Silva, coordenadora do Ambulatório.

A exemplo das edições anteriores, o evento é on-line e gratuito aos participantes. As inscrições podem ser realizadas pelo link até uma hora antes da palestra, que inicia às 19h.  A organização do evento detalha que a terapia comunitária integrativa foi desenvolvida no Brasil e é praticada em 33 países.

A TCI visa o fortalecimento de vínculos, o resgate da autoestima e a promoção da vida. “O objetivo é fortalecer a ligação dos nossos alunos, servidores e da comunidade externa com a UEPG, além dos vínculos afetivos, autocuidado, autoconhecimento”, explica Zanoni. A professora complementa que esta edição será pautada pela busca do propósito de vida. “É uma reflexão existencial sobre como encontrar oportunidades dentro da crise e como as pessoas podem ser mais felizes e realizadas, mesmo diante de adversidades”, complementa a professora.

TCI

Na Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, os grupos acolhem pessoas que podem falar à vontade sobre as suas dores, criando um espaço para descoberta de soluções conjuntas. Em entrevista concedida à Agência Brasil, Barreto explicou que “quando uma pessoa decide falar sobre algo que a aflige, sempre há outras pessoas presentes que vivem ou viveram uma situação parecida e que se dispõem a partilhar suas experiências e as estratégias que adotam ou que usaram para lidar e superar a situação, sem dar conselhos”. De acordo com o professor, essa prática faz bem tanto às pessoas que falam quanto demonstra que, se a comunidade tem problemas, também tem soluções.

A metodologia TCI foi criada há 31 anos e, desde então, vem sendo desenvolvida. “Eu trabalhava no Hospital das Clínicas, onde não havia como atender a todos. Um dia eu sugeri que ele reunisse as pessoas interessadas para que nós as atendêssemos na própria comunidade”, lembra Barreto. O professor recorda que, no primeiro encontro, havia cerca de 30 pessoas, todas pedindo remédios psicotrópicos. “Como não tínhamos remédio conosco, começamos a escutar as pessoas. Eu então percebi que, na maioria dos casos, a pessoa tinha mais um sofrimento a ser acolhido do que uma patologia a ser tratada”.

Palestrante

O professor Adalberto Barreto é psiquiatra formado pela Universidade René Descartes (Paris); Doutor em Antropologia pela Universidade de Lyon (França); docente emérito da Universidade Federal do Ceará. Criador da TCI, Barreto é presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria Social (ABPS) e Chefe do Departamento de Saúde Mental da Associação Mundial de Psiquiatria Social.

Texto: Luciane Navarro   Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 


Compartilhe
Skip to content