Semana Acadêmica de Biologia discute os desafios na conservação da ciência

Entre os dias 1 e 4 de outubro acontece a XXXI edição da Semana Acadêmica de Estudos em Biologia (SAEB), que durante essa semana promove uma série de palestras, minicursos e oficinas no Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

O tema dessa edição do evento é “Desafios na Conservação da Ciência” e tem como público-alvo acadêmicos e docentes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas da UEPG. Os temas abordados são diversos, e podem interessar também alunos de pós-graduação, bem como a comunidade em geral.

Uma das professoras responsáveis pela organização do evento é Rosimeire Nunes de Oliveira que explica o tema da 31ª edição da SAEB. “O objetivo da Semana é abordar os momentos difíceis que a comunidade científica tem enfrentado e que torna desafiador dar continuidade ao ensino de qualidade e excelência. Vivemos em um cenário político de cortes de bolsas que acabam desmotivando os alunos, então a gente quer discutir a importância de produzir ciência na universidade pública”, explica.

Além da professora Rosimeire, os professores Rodrigo de Cássio da Silva e Rosimeri de Oliveira Fragoso também participam da organização do evento. A SAEB nasceu em abril de 1989 e hoje é considerada um dos eventos mais antigos e tradicionais da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

A palestra de abertura da Semana Acadêmica foi “Métodos e técnicas para conservação de Biólogos e Professores de Ciências Biológicas” que aconteceu na tarde de segunda-feira (30) no auditório do PDE, no Campus Uvaranas. A palestra foi ministrada pela professora Lia Maris Orth Ritter Antiqueira, egressa da UEPG e atual coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UTFPR.

Nesta sexta-feira (4), último dia do SAEB, serão ofertadas duas atividades externas de visita a pontos naturais de Ponta Grossa. No Buraco do Padre acontece um rapel na Pedra do Favo, às 13h. A atividade será guiada por Diogo Nievola e Camila Navarini. No mesmo horário, acontecerá uma escalada na Pedra Solitária, no Passo do Pupo, organizada por Ricardo Letenski e Tatiana Constantino.

As atividades continuam a tarde no Campus Uvaranas com oficinas de Educação Socioambiental a partir das 13h no Blobo M, Lab 51, com o professor Rodrigo de Cássio da Silva. A segunda oficina será no mesmo horário na sala 104 do Bloco M, sobre Noções básicas em primeiros socorros, ministrada por João Acir dos Santos.

Texto e fotos: Saori Honorato