SAEB e Fórum Multiprofissional SEBISA realizam atividades on-line

Os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa  (UEPG) realizam, nos dias 06 a 17 de julho de 2020, a XXXII Semana Acadêmica de Estudos em Biologia (SAEB), que ocorrerá de forma concomitante ao V Fórum Multiprofissional SEBISA.

O evento acontecerá no formato remoto pelo canal da SAEB no Youtube e na modalidade on-line via Nutead/UEPG. A Semana terá início às 14 horas no dia 06 de julho com a Palestra de Abertura. O evento tem como objetivo promover o enriquecimento da formação pessoal e profissional dos participantes a partir de diversas atividades como palestras, minicursos, mesas-redondas e afins, além de propiciar maior integração entre os universitários e a comunidade. Para este ano, o tema norteador será  “As redes sociais e a popularização da ciência”.

A professora dos cursos e chefe do Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética (DEBIOGEM) Michele Dietrich pontua que “a SAEB é a semana acadêmica mais tradicional da UEPG, que ocorre há 32 anos consecutivos”. Ela enfatiza que o evento sempre buscou trazer inovações e que neste ano não será diferente.

Segundo o acadêmico da licenciatura Renan Moura, esse é um dos momentos mais aguardados para os estudantes nos cursos de Ciências Biológicas. “A oportunidade de ouvir palestrantes em diversas áreas de conhecimento é enriquecedor, complementando assuntos abordados em sala de aula e trazendo integração e novidade ao corpo acadêmico”. O estudante afirma estar ansioso para participar do evento nesse novo formato, mas confessa que farão falta os momentos de integração social que o evento presencial proporciona.

Para Simone de Fátima Flach, professora envolvida com o curso de licenciatura, um fato que diferencia a SAEB de outros eventos acadêmicos é sua organização, visto que, sob a responsabilidade conjunta de estudantes e professores, contribui para o estreitamento das relações interpessoais e a ampliação de ações cooperativas. “Tenho participado da SAEB nos últimos anos e cada vez mais me surpreendo com a capacidade organizativa e colaborativa dos envolvidos, além das profundas reflexões oferecidas pelos debates” relata.

A docente ainda acrescenta que “no atual contexto de isolamento social, a SAEB está enfrentando o desafio de sua oferta on-line, o que demonstra que, mesmo em tempos difíceis o evento se mostra sólido e capaz de superar dificuldades. Com certeza, a realização do evento por meio das mídias digitais atingirá número maior de participantes e oferecerá importantes reflexões sobre a produção científica da área”.

As inscrições podem ser feitas pelo site do evento e demais informações podem ser acessadas pelas redes sociais: Youtube , Facebook e Instagram.

Texto: divulgação (adaptado por: Vanessa Hrenechen)               Foto registrada antes da pandemia (Aline Jasper)