Professora de Serviço Social da UEPG recebe menção honrosa

No dia 13 de julho o Estatuto da Criança e do Adolescente comemora 30 anos de existência. Uma das legislações mais avançadas do mundo na garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Também nesse ano a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio) completa 20 anos no Brasil.

Dada a importância das comemorações de 2020 nos marcos legais para proteção integral de crianças e adolescentes, durante esse ano alguns profissionais e instituições foram homenageados com o Prêmio “Faça Bonito: Proteja nossa Crianças e Adolescentes”, por se destacarem na defesa dos direitos da população infanto-juvenil.

A professora Cleide Lavoratti, do Departamento de Serviço Social da UEPG recebeu a Menção Honrosa do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e da Rede ECPAT Brasil, pelas ações desenvolvidas no Estado do Paraná nos últimos 20 anos, através de projetos de extensão, pesquisa, ensino e assessoria aos municípios da região dos Campos Gerais. Além da militância na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, iniciada enquanto ainda era acadêmica da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Também receberam a Menção Honrosa os conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) Emerson Luiz Peres (SESA) e Débora Reis (Fórum DCA).

Site da premiação

Trajetória Profissional

Cleide Lavoratti atua desde 1992 na área da infância e da juventude. Ainda como acadêmica de Serviço Social da UEPG foi uma das fundadora do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua em Ponta Grossa (MNMMR, 1993). Trabalhou como estagiária no SOS-Criança Urgente (1993-1995). Desenvolve Projetos de Extensão e Pesquisa sobre o enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes e capacitação de conselheiros desde 1999. Participou da Comissão Estadual Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes do Paraná (2005-2006) e na elaboração do Plano Estadual.

Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos, Pesquisas, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência (NEPIA) que assessora 18 municípios da região dos Campos Gerais na construção de uma política intersetorial de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. Atua como supervisora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (NEDDIJ). É vice coordenadora da Comissão Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes do município de Ponta Grossa (CEVES). E integra o Comitê Gestor da Escola de Conselhos do Paraná.

Texto: divulgação (professora Cleide Lavoratti)    Foto: Vanessa Hrenechen e Cleide Lavoratti