Revista Emancipação abre chamada de artigos sobre Estatuto da Criança e do Adolescente

A partir desta quinta (26), autores podem submeter seus artigos científicos para a Seção Temática da Revista Emancipação sobre os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A revista recebe artigos de pesquisadores da área da infância e adolescência até 31 de julho.

A revista, de publicação semestral, aborda temas na área do Serviço Social e áreas afins às Ciências Sociais. O eixo editorial compreende a discussão da cidadania, direitos e emancipação humano-social, em uma perspectiva interdisciplinar. O periódico é coordenado pelo Departamento de Serviço Social e pela Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG.

Em 2020, o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 30 anos. O documento foi resultado de um movimento social no final dos anos 1980 no Brasil, reunindo setores da sociedade brasileira em torno da luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes.

“A proposta de uma Seção Temática da Revista Emancipação em comemoração aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente parte da necessidade da defesa intransigente dos direitos humanos dessa população”, destaca a organização da revista. A editora da seção será a professora do curso de Serviço Social da UEPG e pesquisadora da área Drª Cleide Lavoratti.

Os artigos aprovados serão publicados no volume 20 da Revista Emancipação e devem ser enviados via site. As condições e diretrizes da revista estão disponíveis neste link, e o periódico recebe ainda artigos de temática livre, dentro do foco e escopo da Revista, a qualquer tempo.

Texto: Aline Jasper | Foto: Luciane Navarro