Ranking THE classifica a UEPG entre as melhores universidades do mundo

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), de acordo com o ranking da revista Times Higher Education (THE), está em terceiro lugar entre as universidades estaduais do Paraná e ocupa a quinta posição entre as instituições paranaenses públicas e privadas, além de estar entre as melhores 50 universidades do Brasil. A 17ª edição do ranking, que classifica as melhores universidades do mundo, analisou 1527 universidades em 93 países e o resultado foi divulgado hoje (02).

Para o reitor da UEPG Miguel Sanches Neto, a Universidade consolida seu posicionamento entre as melhores instituições superiores de ensino do Paraná e do Brasil, além de, a cada edição do ranking, conquistar espaço na América Latina. “O reconhecimento da qualidade da nossa Universidade é fruto do trabalho de toda a comunidade acadêmica, professores, alunos e agentes universitários”, considera. “Esta é uma conquista coletiva”, comemora.

“A UEPG se mantém em uma posição de destaque e esse reconhecimento é fruto de todo o trabalho realizado dentro na instituição”, aponta a diretora de avaliação institucional Raquel Abdallah da Rocha Oliveira, que ressalta o ensino, a pesquisa, a extensão e a internacionalização da Universidade. A pesquisadora institucional Josecler Kapp Lepinski observa o engajamento da comunidade universitária em busca da melhoria dos dados para inserção nas plataformas dos rankings.

O ranking utiliza 13 indicadores de desempenho para fornecer os resultados de classificação. Esses indicadores são divididos entre ensino (ambiente de aprendizagem), pesquisa (volume, receita e reputação), citações (influência da pesquisa), visão internacional (funcionários, alunos e pesquisa) e renda da indústria (transferência de conhecimento). A UEPG se destacou nos quesitos de transferência de conhecimento para a comunidade externa.

Confira o resultado completo no site da Times Higher Education.

Texto: William Clarindo Foto: Luciane Navarro