Público prestigia única peça local a competir na Mostra Adulto do Fenata

Durante o 47º Fenata, o Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa recebeu na noite de quinta-feira (24) o espetáculo Shakespeare, Paixão e Poesia. O público, que lotou o Teatro Ópera, aplaudiu em pé a única peça local a competir na Mostra Adulto.

A montagem reúne 15 atores e atrizes, uma figurinista, um cenógrafo, um iluminador e um assistente de direção que atuam sob a direção de Edson Bueno. Sobre a concepção do espetáculo, o diretor detalha que a primeira parte do trabalho foi preparação dos atores, que vêm de diferentes grupos e experiências. “Trabalhamos na criação de exercícios para que todos falassem a mesma língua”, diz. Ele explica que a segunda etapa do trabalho foi uma pesquisa sobre Shakespeare. A terceira parte consistiu na montagem do espetáculo em si. “Optamos por fazer um mix que, ao mesmo tempo, abordava a obra e apresentava Shakespeare para a plateia”.

A professora Diclea Teixeira, professora do Colégio 31 de Março, levou suas turmas do período noturno para o Teatro porque trabalha literatura inglesa em sala de aula. “Os alunos leram alguns livros de Shakespeare e fizeram trabalhos sobre obras deles e é importante que eles vejam como a obra de Shakespeare é trabalhada no teatro”, diz.

Rafael Henrique, estudante do Colégio 31 de Março, relatou a experiência de ter vindo pela primeira vez ao teatro. “Nunca vi uma peça teatral fora da escola. Achei muito legal porque o espetáculo tratou o tema com senso de humor, deixando-o engraçado e dinâmico. Pretendo voltar com minha família”, diz.

Sobre o diretor

Edson Bueno já atuou como diretor em mais de 140 espetáculos de teatro. É autor de mais de 60 textos teatrais (entre originais e adaptações) e vencedor de 20 troféus do Prêmio Gralha Azul, a principal premiação do teatro paranaense, nas funções de produtor, diretor, autor e ator. É diretor-fundador do Grupo Delírio, companhia paranaense com mais de 35 anos de história. Já dirigiu espetáculos de dança para o Ballet Teatro Guaíra, Ballet da Cidade de São Paulo e espetáculos de teatro para o Centro Cultural Banco do Brasil, Instituto Goethe de Curitiba e Centro Cultural Teatro Guaíra.

Texto: Luciane Navarro   Entrevistas: Saori Honorato  | Foto da capa: Daphynny Pamplona | Fotos 2 e 3: Luciane Navarro | Foto 4: Maykon Lammerhirt