Projeto Rondon realiza atividades em Céu Azul

As atividades da Operação Yaguaru do Projeto Rondon começaram nesta segunda-feira (20) no município de Céu Azul e mais 11 cidades da região do oeste paranaense. A abertura oficial aconteceu na Escola Municipal Leôncio Correia e contou com a presença de autoridades do município, como o vice-prefeito Marciano Boaroli, a primeira dama Naci Blauth Bonamigo e demais secretários. Na abertura foi reafirmado alguns pontos sobre o Projeto.

O Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com o Governo Federal, com a participação de outros Ministérios e com o apoio das Forças Armadas. Realizado pela primeira vez no oeste paranaense, o projeto apresenta soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução das desigualdades regionais, assim como, contribui com os estudantes universitários nos processos de desenvolvimento e fortalecimento de sua cidadania.

No período da tarde, em torno de 25 crianças de até 12 anos participaram da ‘Rua na Alegria’, na quadra da Escola Leôncio. A atividade tem a função de oferecer um momento de recreação para toda a comunidade e uma forma de distração para os pequenos, com brincadeiras voltadas para o desenvolvimento da coordenação motora, atividades em grupo e pintura facial. Além disso, os voluntários falaram para as crianças sobre a higiene bocal e pessoal e cada uma recebeu um kit de higiene (escova de dente, pasta dental e sabonete). Entre as oficinas os participantes receberam um lanche.

Seguindo o cronograma, nesta segunda-feira (20) foi realizada a oficina ‘Show de Bolos e Noções de Empreendedorismo’, no Colégio São Cristóvão, que proporcionou conhecimento técnico e culinário com instruções sobre a qualidade de produtos a serem vendidos, com foco na produção de bolo de pote.

Em média, 20 pessoas de idades variadas estiveram presentes. A acadêmica de Enfermagem, Taynara Nunes da Silva, que ministrou a oficina disse estar surpresa com o interesse das pessoas que participaram. Estudante da Faculdade Cristo Rei (FACCREI) de Cornélio Procópio, ela conta que está participando pela primeira vez do Projeto Rondon. “Nunca estive à frente de algo grande como o Rondon, sempre ensinei, mas poucas pessoas. Fiquei muito feliz de passar adiante o meu conhecimento.”, relata Silva, que ainda encerra avaliando o primeiro dia de atividade como um sucesso.

Amauri Ricardo de Almeida Junior, estudante de Direito da FACCREI, também participa pela primeira vez do Projeto Rondon e conta que não sabia o que esperar, por não ter participado de atividade voluntaria, estar longe de casa e em uma cidade que ainda não conhecia. “Foi muito legal, depois perder o medo e o receio de começar a interagir com a comunidade, foi leve, foi fácil. A comunidade é muito receptiva.”, diz Almeida. Ele informou que as crianças chegaram até a oficina através de conversa, “interagindo com os pequenos notei que a informação foi repassada de um para o outro [boca a boca]. A mãe de um soube e foi chamando os amigos, teve um pessoal que veio com a família toda”.

No primeiro dia de atividades foi possível alcançar um público médio de 45 pessoas, para os próximos dias é esperado um número maior de participantes da comunidade. O cronograma de atividades é divulgado todos os dias pela manhã na rádio Massa FM 97.9, no programa Microfone Aberto e também no site e página do facebook da Prefeitura ‘Município Céu Azul’.

Texto e fotos: divulgação (Kauana Neitzel)