Programa DES da UEPG participa do Encontro Estadual de Docência Universitária

Entre quinta (3) e sexta (4), acontece na Unicentro Guarapuava o I Encontro Estadual de Docência Universitária. Hoje, o evento traz a palestra do professor Dr João Luiz Gasparini. Ele aborda formação inicial e continuada na docência Universitária. Duas oficinas voltadas a metodologias ativas e ferramentas de aplicação pedagógica fecham a programação.

No dia 03, o professor Aldo Bona, superintendente da Seti, destacou que a formação para a docência no Ensino superior é ainda um desafio para as IES. “Reunir as IES paranaenses num evento sobre o tema é um importante avanço”, disse.  Bona apontou como desafios a necessidade permanente de formação para atuação profissional docente. “Outros desafios são o avanço das tecnologias e como tornar as aulas atrativas para o estudante atual; a inclusão, ou seja, a universidade se preparar para incluir todos os alunos com suas diferenças; o relacionamento interpessoal professores e alunos, pois este é também um dos fatores que contribui para a evasão; a firma de avaliar, uma vez que a avaliação ainda é vista como controle e punição; e, por último, o desafio de reinventar a formação Universitária com currículos que realmente atendam às necessidades de formação”, disse.

A participação da UEPG foi marcada pela presença da equipe gestora do DES e pelas palestras de Maiza Althaus (DEPED) e do professor Albino Szesz Junior (DEINFO). Althaus destacou que é preciso desenvolver uma cultura pedagógica no magistério superior. A professora avalia que é preciso considerar a história de vida, as preferências e estilo didático dos docentes relacionada às suas áreas de conhecimento. “É preciso oportunizar aprendizagem da cultura Universitária por meio de programas de formação e que a participação nos mesmos seja valorizada”, disse. O professor Albino apresentou o tema “Tecnologias na educação” e levou os participantes a visualizarem as inúmeras possibilidades e ferramentas disponíveis para o ensino. Destacou que as tecnologias não substituirão o professor, mas estão a serviço de sua atuação como docente.As professoras Graciete T. Góes (UEPG), Wanda Pacheco (Unicentro) e Juliana Dascal (UEL) apresentaram os respectivos programas institucionais que tratam da formação do docente universitário e os desafios e avanços observados.
A troca de experiências e a sensibilização em relação ao tema da formação de professores para a docência no ensino superior têm sido a tônica do evento. De acordo com organizadores, a ideia é promover uma vez ao ano o Encontro Estadual de Docência Universitária. As próximas edições deverão ocorrer em 2020 na UEL e 2021 na UEPG.