Professor da UEPG lança livro sobre Geoturismo e Patrimônio Geomineiro em evento no Ceará

Os autores Antonio Liccardo (UEPG) e Marcos Nascimento (UFRN) lançaram nesta terça-feira (15) o livro “Geoturismo e Patrimônio Geomineiro no Brasil”, durante o V Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, que acontece na cidade do Crato, no Ceará.

O livro é resultado de uma parceria entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e conta com o apoio do Museu de Ciências Naturais da UEPG e do Geoparque Seridó, do Rio Grande do Norte.

A obra apresenta o contexto geral de patrimônio geomineiro e um estudo de sete casos no Brasil que se correlacionam com a atividade turística. Com ilustrações e exemplos de outros países, a proposta é fomentar a pesquisa nesta área em outras partes do país a fim de estimular o desenvolvimento do geoturismo como possibilidade de atividade sustentável em áreas de mineração.

O professor Antonio Liccardo do Departamento de Geociências da UEPG explica os principais temas abordados na publicação. “Nosso livro trata da possibilidade de se gerar uma atividade sustentável em áreas com histórico de mineração por meio do turismo. Geoturismo é a oferta de informação geocientífica para o turismo como um tipo de turismo cultural. A oferta dessas informações fascinantes agregam valor à experiência turística”, explica.

No Brasil há um grupo de pesquisadores que vêm estudando geodiversidade, patrimônio geológico, geoturismo e geoconservação desde o início dos anos 2000. Resultado dessa relação de quase duas décadas de pesquisa, O professor Antonio Liccardo da UEPG e o professor Marcos Nascimento da UFRN se unem para publicar um livro sobre o Patrimônio Geomineiro do Brasil.

“A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o professor Marcos são grandes batalhadores não só nas pesquisas nessa área, como também no envolvimento das comunidades e da sociedade em geral. A proposta de um eBook gerado com o suporte do PPG de Geografia da UEPG e disponibilizado gratuitamente é inovadora no sentido de democratizar a pesquisa feita em universidades públicas. Nosso objetivo é alcançar as pessoas com estas ideias de ponta otimizando os parcos recursos financeiros de que dispomos hoje para pesquisa”, destaca o professor Antonio.

O livro revela o valor científico, cultural e educativo do geoturismo e busca oferecer a toda população um aprendizado sobre a natureza abiótica, bem como despertar para a necessidade da geoconservação, ou seja, a preservação do patrimônio geológico e da geodiversidade em geral.

“Este livro, portanto, surge num momento em que a sociedade está atenta para os impactos da mineração na incessante busca por lucros. Mas oferece uma visão diferente de outros valores que podem ser atribuídos à geodiversidade que não somente o econômico”, indica.

O lançamento do livro ocorre durante o V Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico que acontece na Universidade Regional do Cariri – URCA durante os 14 a 18 de outubro de 2019, na cidade do Crato, território onde está o primeiro e ainda único geoparque brasileiro inserido no Programa Global de Geoparques UNESCO e da Rede Global de Geoparques.

“Todos os pesquisadores do país da área estão voltados para a discussão que está acontecendo hoje lá no Crato e, portanto, a visibilidade do livro não poderia ser melhor. É a divulgação de ciência mostrando à sociedade a qualidade do que é feito dentro das universidades públicas. A pesquisa no Brasil é de qualidade e acredito que ebooks gratuitos contribuirão para que os resultados dessa pesquisa cheguem rapidamente a sociedade, que tanto carece de ciência atualmente”, complementa o professor Antonio Liccardo.

O e-book está disponível gratuitamente e pode ser baixado através do link: https://sites.uepg.br/ppgg/noticias/ler/206/Professor_Antonio_Liccardo_lanca_livro_sobre_Geoturismo_e_Patrimonio_Geomineiro_no_Brasil

Texto: Saori Honorato