UEPG participa como jurada do Prêmio Queijos do Paraná

Compartilhe

Os melhores queijos do Paraná também ganharam selo de qualidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Na última quinta-feira (01), a instituição, representada pela professora do Departamento de Engenharia de Alimentos, Deise Rosana Simões, participou como jurada do Prêmio Queijos do Paraná. A premiação recebeu 323 queijos para avaliação, no evento que aconteceu no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Durante as atividades, promovidas pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), a Escola Tecnológica de Leite e Queijos dos Campos Gerais (ETLQueijos-UEPG) também participou como uma das expositoras.

A professora Deise fez parte do corpo de 60 jurados e avaliou 20 queijos concorrentes, como queijos de massa prensada não cozida; massa cozida; frescal; massa filada; queijos autorais; entre outros. “Esse projeto começou há 9 meses, em que tivemos muitas reuniões para completar o processo”, recorda. Foram 16 horas de treinamento sensorial, divididos em palestras e atividades práticas. “Utilizamos critérios sensoriais e suas escalas de intensidade.  Ao final de cada avaliação, o queijo recebia uma nota e a equipe de cada mesa formulava um feedback ao produtor”, conta a professora. Com o retorno dos jurados, o produtor teria dados para reformulação do queijo. “Eles também receberam elogios da qualidade do seu produto, o que os estimulou e motivou para permanecerem no mercado”.

Para definir os queijos bronze, prata e ouro, o júri deu notas de 0 a 20 – os produtos com 18 pontos ou mais foram premiados com medalha de ouro, a prata ficou com os que obtiveram 16 pontos e a medalha de bronze, para os de 14 pontos. “Tive a oportunidade de me deparar com muita criatividade, inovação, cuidado e carinho com cada queijo inscrito. Isso mostra a qualidade do leite e o potencial do estado do Paraná, principalmente da região dos Campos Gerais, em produzir queijos com diversidade e qualidade”. Para Deise, a premiação foi um período de muito aprendizado na área. “Foi uma grande responsabilidade participar, foi uma troca satisfatória entre todos integrantes do grupo de jurados, o que contribuiu para melhoria da minha formação e atuação como docente da UEPG”.

Participação da ETLQueijos

Dentre os medalhistas, quatro são da região de Ponta Grossa – um ouro e três bronzes – todos ex-alunos da ETLQueijos. Para Deise, o sucesso do evento também se deve à influência da universidade pública. “É fundamental para a integração entre diferentes segmentos do mercado que podem fazer parcerias e reforçar a importância da universidade como pilar do conhecimento científico e tecnológico para a sociedade”, finaliza.

O Prêmio Queijos do Paraná reservou um espaço para a ETLQueijos, que apresentou atividades e experiências dos alunos. Jessyca Willermann representou a Universidade no estande. “Foi uma experiência muito interessante, tive a oportunidade de conversar com várias pessoas, de diversos segmentos da cadeia produtiva do leite”. Para ela, o evento teve tudo a ver com o curso de Engenharia de Alimentos e a ETLQueijos. “Tenho muito orgulho de fazer parte desse momento histórico em que o Paraná se levanta para reconhecer os nossos queijeiros, que trabalham com tanto amor para nos entregar queijos da maior qualidade”.

Assim como Jessyca, Larissa Evers também é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e participou do evento. “Divulgamos a Escola de Queijos e acompanhamos a premiação dos melhores queijos”, explica. A UEPG é a única Universidade do Paraná que oferece o curso de qualificação para fabricação de queijos. “Esse evento foi importante para mostrarmos nosso trabalho, nossas pesquisas e para compreendermos a demanda deste nicho de mercado”, completa.

Escola de Queijos

A ETLQueijos da UEPG está com inscrições abertas para o 12º Curso de Extensão em Fabricação de Queijos. O curso é ministrado por professores do curso de Engenharia de Alimentos e profissionais convidados e acontece todos os sábados, de 15 de julho a 25 de novembro. As inscrições seguem abertas até 15 de junho.

No cronograma, são previstas aulas em que os alunos poderão aprender como produzir e processar queijos finos, harmonizar com bebidas, massas e doces. O curso terá 56 horas, divididos em sete módulos, com custo total de R$ 3.500,00,  os quais podem ser divididos em quatro vezes de R$ 875,00 por boleto bancário, que será entregue no início do curso para os participantes. O encerramento está marcado para acontecer no 11º Workshop Internacional de Leite e Queijos. A seleção será por meio do preenchimento do cadastro. Mais informações, como a programação completa, estão no site aqui.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Sistema Faep

 


Compartilhe

 

Skip to content