Pós-graduação em Gestão Estratégica discute cenário pós-pandemia

Neste mês, a Pós-graduação em Gestão Estratégica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) retomou as atividades em formato remoto, trazendo convidados especiais para discutir a vivência e os estudos sobre as tendências de mercado.

Na última sexta-feira (04), a palestra foi com o professor Marcelo Ramalho, que abordou com os acadêmicos o cenário pós-pandemia e a importância das organizações estarem atentas para algumas tendências, como comprar de forma diferente, a relevância de garantir a compra segura e de valorizar o contato humano. “A compra não será decidida pelo lugar, mas pelo cliente e sua experiência, como um novo processo de decisão de compra. O cliente quer contato humano e tecnologia, com destaque para a interação. O tempo com a cliente vai aumentar ou perderemos conexão”, afirma Ramalho.

Para a coordenadora da Pós, professora Gislaine Martinelli Baniski, no cenário difuso em que se encontra a sociedade e o mercado, a atualização do administrador deve ser contínua e incessante. “Isso permite que os resultados sejam superados e a entrega superior ao esperado”, diz. A docente explica que muitas organizações acabam, sem perceber, se direcionando para rotinas operacionais e negligenciam aspectos estratégicos do negócio como imagem, renovação, eficiência e longevidade da organização. “O Administrador tem, por formação, essa visão holística, ou seja, a visão mais abrangente que somente a das tarefas e ações, visando a atuação empreendedora e inovadora”, esclarece.

Como explica Baniski, se uma das competências esperadas do Administrador é direcionar organizações, tanto públicas quanto privadas, para que agreguem valor aos seus produtos e serviços, esta competência deve apresentar resultados ainda mais ágeis. “Preparar as empresas para estarem atentas as necessidades e desejos das pessoas, oferecendo serviços e produtos com qualidade e velocidade são requisitos mínimos para estar no mercado”, reforça.

Texto: Vanessa Hrenechen      Foto: Aline Jasper