Inicia hoje XI Seminário Nacional de Didática da História

O Grupo de Estudos em Didática da História (GEDHI) da UEPG realiza a partir desta quarta-feira (11) o XI Seminário Nacional de Didática da História: Ensino de História em Tempos de Pós-Verdade. O objetivo do evento é promover discussões e interlocuções acadêmicas sobre pesquisas e debates nacionais e internacionais no campo da Didática da História. O evento visa envolver pesquisadores desde a iniciação científica até o doutorado, articulando profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação da UEPG com pesquisadores convidados de outras instituições.

A organização do Seminário destaca que a interlocução acadêmica de qualidade com a prática de ensino e a pesquisa em Didática da História, é uma contribuição central para o aprendizado dos participantes do evento. Dentro deste ambiente, estão planejados espaços de aperfeiçoamento teórico-metodológico de ensino e de pesquisa no campo da Didática da História para professores em ação nas redes públicas e particulares de ensino, bem como pesquisadores em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado.

O evento acontece entre os 11 e 13 de setembro no Auditório do PDE, no Campus de Uvaranas. As inscrições de ouvintes para o XI Seminário Nacional de Didática da História vão até quarta-feira (11) e podem ser realizadas através do formulário: https://forms.gle/uCayoxstxkWCTRe28.

Quarta-feira (11/9):

14h: Grupo de Trabalho Projeto Residente

19h: Abertura Oficial com a Conferência de Abertura: “Ensino de história e pós-verdade” ministrada por Fernando Penna (UFF) e com mediação de Luis Fernando Cerri (UEPG).

Quinta-feira (12/9):

19h: Mesa Redonda “História e pós-verdade na América Latina” com a participação de Luis Caputo (BASE-IS – Paraguai), Juliana Pirola Balestra (UNILA) e Graciela Rubio (Universidade de Valparaiso – Chile), com a mediação de Wilian Carlos Cipriani Barom (UEPG).

Sexta-feira (13/9):

14h: Grupo de Trabalho Projeto Residente

19h: Mesa Redonda “BNCC – Desafios curriculares para a História” com a participação de Thiago Divardim (IFPR), Wilian Barom (UEPG) e Claudio Dias (CLEP), e mediação de Michele Rotta Telles (UEPG).

Todos os eventos do XI Seminário Nacional de Didática da História acontecem no Auditório do PDE no Campus de Uvaranas da UEPG.