Professora da UEPG participa de livro com experiências de mulheres paranaenses

Nesta sexta-feira (24), às 20h, será realizado o lançamento do livro “Nova História das Mulheres no Paraná”, idealizado pelo grupo de Estudos de Gênero da Associação Nacional de História do Paraná (ANPUH/Paraná).

A professora da UEPG, Georgiane Garabely Vázquez, é coordenadora da ANPUH no Estado e colaborou na edição do livro como organizadora. Vázquez enfatiza a importância do livro e as inspirações para criá-lo. “O livro foi uma proposta construída coletivamente e teve como primeira motivação fazer uma homenagem às professoras Etelvina Trindade e Ana Paula Vosne Martins, ambas da UFPR. Elas foram pioneiras nas pesquisas sobre história das mulheres e gênero no estado do Paraná. Além disso, o livro busca ampliar pesquisas já existentes trazendo temas sobre mulheres paranaenses”, afirma.

O livro reúne múltiplas experiências de mulheres que vivem em Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Irati, área rural de Prudentópolis, Castro e outras regiões de estado. As representantes de Ponta Grossa são as professoras Georgiane Garabely Vázquez e a professora Angela Ribeiro Fereira, ambas do departamento de História da UEPG.

“A obra também busca analisar as sociabilidades de mulheres, suas histórias no mundo rural e também nas cidades paranaenses, bem como a sexualidade, a profissionalização, as artes, as religiosidades e os protagonismos feminismo” enfatiza Vázquez. O livro foi organizado e será lançado pela editora Fi, de Porto Alegre e ficará disponível para baixar gratuitamente pelo site da editora.

Devido à pandemia de Covid-19 e a necessidade de distanciamento social, o lançamento do livro “Nova História das Mulheres no Paraná” será realizado por vídeo chamada no Google Meet, através deste link.

Texto: Julio César Prado    Foto: Aline Jasper