Hospital Universitário agradece doações de aventais e EPIs

O Hospital Universitário da UEPG lançou, nesta semana, uma campanha de arrecadação de aventais descartáveis para uso dos profissionais da Ala Covid, Pronto Atendimento, tenda de triagem de sintomas respiratórios, setor de Imagem e demais locais que demandam isolamento no hospital. A demanda surgiu por conta do aumento da capacidade de atendimento para Covid-19, com a abertura de novos leitos clínicos e de UTI neste mês.

Em três dias, foram recebidos mais de 12,4 mil aventais ou macacões, além de Equipamentos de Proteção Individual e doações em dinheiro para agilizar a aquisição dos materiais. Foram doações de pessoas físicas, de empresas, entidades e grupos de amigos. “Em momentos de dificuldades, vemos a grandeza da solidariedade humana, o sentimento de ajuda ao próximo é intenso e faz superar todas as adversidades para que o bem e a saúde prevaleçam. E isso tem sido visto neste momento de pandemia”, agradece o vice-reitor da UEPG, professor Everson Krum.

A diretora geral do HU-UEPG, Luciane Cabral, se diz grata pela mobilização de diversos setores da sociedade para garantir a segurança dos profissionais de saúde durante o atendimento à pandemia de Covid-19. “Neste momento em que há dificuldade em aquisição de materiais e insumos para proteção individual daqueles que combatem o coronavírus, estamos contando com as doações de pessoas e entidades. Ficamos emocionados e com mais ânimo para nosso trabalho diário de resgate da vida. Nosso muito obrigado”, enaltece.

“Tivemos inúmeras doações, de empresas, instituições, de professores da UEPG. Em uma manhã chegamos a arrecadar R$4 mil”, conta a professora Tatiana Cordeiro, diretora acadêmica do HU. “Por isso, agradecemos em nome da equipe e dos funcionários pelas pessoas que fizeram a roda da solidariedade girar”.

O Hospital Universitário recebeu doações da Unimed Ponta Grossa, Secretaria de Saúde do Paraná, Rotary Club, Grupo GMAD, DHL Valtra, Postos Contorno, Salamacha Advogados, Brasil sem Frestas, Depen-PR, Associação Abrace o HU e Lar das Vovozinhas Balbina Branco, além de doações individuais de pessoas físicas e do apoio na divulgação pelo Operário Ferroviário.

Aventais descartáveis

Os aventais descartáveis são os itens mais necessários no momento, segundo Luciane, por conta dos cuidados necessários com a paramentação e descarte apropriado dos materiais. “A cada vez que o profissional entra em um leito para atender a um paciente, o avental é descartado”, explica.

São utilizados por dia 15 aventais por paciente nos leitos de UTI, cinco aventais por paciente nos leitos clínicos, além dos equipamentos utilizados no Pronto Atendimento, na tenda de triagem de sintomas respiratórios e no setor de Imagem, onde são realizados exames de pacientes da ala Covid. “Considerando apenas os 23 pacientes que temos nesta segunda-feira internados na UTI Covid, o consumo é de mais de 10,3 mil aventais por mês, somente neste setor. Com a lotação máxima da UTI, esse consumo pode chegar a 13,5 mil aventais/mês”, detalha a diretora.

Texto e foto: Aline Jasper