Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental abre vagas para colaboradores e efetivos

A Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental, desenvolvida através Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), está com vagas abertas para o ingresso de membros colaboradores e efetivos. Podem participar como colaboradores, os acadêmicos de todos os cursos da instituição, e como efetivos, os alunos dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Educação Física e Medicina.

Segundo o presidente da Liga, Paulo Romano, são ofertadas quatro vagas efetivas para cada curso, totalizando 20 integrantes. Os alunos que forem aprovados como efetivos devem auxiliar no desenvolvimento das pesquisas, das ações na universidade, das extensões e afins. O principal objetivo do projeto é prevenir e tratar os diversos transtornos mentais e promover a saúde de forma integrada.

A Liga, que é coordenada pelo programa de extensão “UEPG Abraça”, conta com a participação de alunos e alunas de graduação de medicina da UEPG e possui parceria com a Faculdade de Psicologia Sant’Ana. “O projeto, em sua criação, foi aprovado pelo departamento de enfermagem e saúde pública, pelo departamento de medicina e registrado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG (Proex)”, explica Romano.

Segundo o presidente, além da oportunidade de aprofundamento dos estudos, o projeto também possibilita o intercâmbio de conhecimentos entre os cursos. “É importante reconhecer o papel de cada um dentro da Liga, pois somos um grupo muito dependente um do outro e nada funcionaria sem a ajuda de todos. A iniciativa permite uma visão ampliada do universo da saúde mental devido à integração da Enfermagem, Medicina, Odontologia, Farmácia e Educação Física, além dos outros cursos da UEPG, que podem contribuir com as suas respectivas áreas, como Serviço Social, História, Artes Visuais e Biologia, por exemplo. Dessa forma, conseguimos uma relação mais próxima e conjunta no atendimento aos usuários”, afirma.

Acompanhe o vídeo e veja como participar

Quais são as atividades desenvolvidas pela Liga de Psiquiatria e Saúde Mental?

As consultas de psiquiatria a nível ambulatorial são destinadas à população residente na região dos Campos Gerais e devem ocorrer no ambulatório do HU-UEPG, todas as segundas-feiras, das 12 às 18 horas.  Após a consulta, o paciente é encaminhado para o atendimento multiprofissional da Residência em Saúde Mental, que contempla as áreas de Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Medicina.

Nessa fase, ocorre a orientação medicamentosa, o encaminhamento para a Rede de Atenção Psicossocial, o acolhimento do sofrimento psíquico e são realizadas orientações aos pacientes e seus familiares para o enfrentamento dos transtornos mentais, problemas com álcool e drogas. “A Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental participa junto com a equipe multiprofissional no atendimento à população, supervisionada pelos docentes responsáveis por este projeto de extensão. Cabe ressaltar que o acompanhamento ambulatorial no HU-UEPG fica restrito ao curso de medicina”, reforça Romano.

Além dos tendimentos, a Liga também pretende promover outras atividades às comunidades interna e externa, como debates e discussões semanais, juntamente com a equipe multiprofissional do Programa “UEPG Abraça”. O projeto prevê rodas de conversa, promoção de eventos de extensão, discussão de casos e encontros de grupos de apoio no campo da Saúde Mental para a ampliação do conhecimento científico. “Outra proposta que temos, é o levantamento de dados sobre a saúde mental dos alunos e colaboradores da UEPG para identificar causas e gatilhos de transtornos, com o intuito de ajudar, pelos meios legítimos e protocolados, a melhorar a saúde mental dentro da universidade como um todo”, finaliza Romano.

Conheça os integrantes da Liga

Texto: Vanessa Hrenechen   Foto: Paulo Romano