Nutead disponibiliza tutoriais sobre o Google Classroom

O material tem a função de auxiliar professores e estudantes na implementação do ensino remoto emergencial e temporário na UEPG

Neste momento de pandemia, a nova rotina da comunidade acadêmica envolve a utilização de  ferramentas digitais no processo de ensino remoto. Uma delas é o Google Classroom, que tem auxiliado muitos professores a manter suas atividades e a comunicação com os alunos em contexto de isolamento social.

O Google Classroom é a plataforma escolhida pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para as atividades remotas emergenciais e temporárias dos cursos presenciais. O Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), contribuindo com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) na adaptação à ferramenta, desenvolveu uma série de tutoriais sobre o uso do Google Classroom.

Os tutoriais estão hospedados no portal do Nutead e incluem explicações sobre o que é o Google Classroom, como acessar a sala de aula, utilizar murais, criar discussões, iniciar aulas com atividades síncronas e assíncronas, entre outras possibilidades de trabalho com essa interface.

Para a diretora geral do Nutead, Professora Kelly Cristina Ducatti da Silva, “produzir e disponibilizar tutoriais explicativos sobre a ferramenta institucionalmente adotada, em caráter de emergência, foi a maneira encontrada para colaborar com o trabalho docente e discente, frente ao cenário de isolamento social que atravessamos”, explica.

A coordenadora pedagógica do Nutead, Professora Patrícia Freitas, conta que “os tutoriais expressam o trabalho coletivo da equipe da UEPG para garantir que o ensino remoto ocorra da melhor maneira possível. A iniciativa de elaboração dos tutoriais surgiu a partir da Resolução UNIV. 2020.3 e da Ordem de Serviço Nº 2020.0235299 – Prograd”. Os documentos normativos mencionados determinam as etapas e caracterizam as atividades acadêmicas remotas na UEPG em caráter emergencial e temporário.

O supervisor dos Cursos de Graduação EaD do Nutead, Marvyn Meyer Sant’Anna, explica que o Google Classroom é diferente do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que utiliza a plataforma Moodle, já conhecida por boa parte dos professores e dos estudantes: “Embora as plataformas sejam semelhantes, existem funcionalidades diferentes entre o Google Classroom e o Moodle. Portanto, foi um desafio que nós aceitamos, com muita disposição, para contribuir neste momento, pois o ambiente do Google Classroom é mais personalizável, de forma que o professor pode preparar seu conteúdo com liberdade, sem ter um padrão a ser seguido”.

Os tutoriais podem ser acessados na página de Ensino Remoto do Nutead: https://ead.uepg.br/remoto.

Para agilizar a solução de eventuais problemas, é importante sublinhar que todas as questões relativas ao suporte técnico e tecnológico das atividades remotas devem ser encaminhadas ao NTI, no email: suporte@uepg.br. Apenas questões de caráter pedagógico devem ser consultadas junto ao Nutead, no email suporte@ead.uepg.br.

Texto: divulgação (Marcela Ribeiro Ferreira. Revisão: Emanuelle Alves Adacheski)