Jornada Virtual de Química organiza palestra com professor Osvaldo Novais de Oliveira Jr.

Os colegiados dos cursos de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promovem a palestra ao vivo do professor Osvaldo Novais de Oliveira Jr., do Instituto de Física de São Carlos da USP. O evento acontece na quarta (27), às 17 horas, com o tema “O futuro da ciência e tecnologia com a Inteligência Artificial”.

A palestra, que será transmitida pelo Youtube, faz parte da I Jornada Virtual de Química, organizada pelos colegiados. O objetivo é propiciar maior interação entre os alunos de graduação e pós-graduação com a universidade, bem como promover a discussão e crescimento do pensamento científico. Para participar não é necessário realizar inscrição.

De acordo com a professora do Departamento de Química, Suellen Alves, “o tema desta palestra é importante não somente para o desenvolvimento de novas tecnologias para o futuro, como já está sendo explorado nos dias atuais, tal como na pandemia do coronavírus. Com a inteligência artificial são encontradas soluções a partir da tecnologia para reforçar a prevenção, agilizar o diagnóstico, otimizar o atendimento aos pacientes, desacelerar o contágio e aprimorar o tratamento”.

O Professor Osvaldo Novais de Oliveira Jr. é físico, com doutorado pela University of Wales, Bangor do Reino Unido. É membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), que desenvolveu o revisor gramatical ReGra, agraciado com 2 prêmios de inovação tecnológica e disponível mundialmente. Suas principais áreas de atuação são em filmes orgânicos nanoestruturados, tópico de física da matéria condensada, e processamento de línguas naturais. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, e editor executivo da revista ACS Applied Materials & Interfaces. Recebeu o Prêmio Scopus 2006, outorgado pela Elsevier do Brasil e a Capes, como um dos 16 pesquisadores brasileiros com maior produção científica, com base no número de publicações, citações e orientações.

Texto: divulgação (adaptado por: Vanessa Hrenechen)   Foto: Universidade de São Paulo (jornal.usp.br/?p=196124)