Jogos da Primavera reúnem cerca de 4 mil atletas

Edição deste ano terá disputas em 23 modalidades e deve reunir cerca de 4 mil atletas

A abertura da 64ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera (JEPs) aconteceu nesta sexta-feira (27), no Ginásio de Esportes do Campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento é realizado pelo Departamento de Educação Física e pela Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR) da UEPG.

Durante a solenidade o evento, houve a tradicional entrada dos participantes das escolas e dos cursos de nível superior. De acordo com o professor e coordenador do evento, Carlos Maurício Zaremba, “a previsão é que cerca de 4 mil alunos participem das 23 modalidades até 5 de outubro”, afirma. Além dos esportes tradicionais, este ano, a organização incluiu na programação os jogos online como ‘FIFA’ (de futebol) e ‘League of Legends’ (jogo de estratégia online). A competição também contará com as disputas paradesportiva nas modalidades de atletismo, tênis de mesa e xadrez.

Outras alterações nas modalidades tradicionais dos JEPs entraram em vigor, dentre elas, a inclusão do futebol feminino e da prova de revezamento em atletismo e natação. A edição de 2019 também contará com apresentações culturais, como a Dança. O objetivo da iniciativa, segundo Zaremba, “é atingir um público que não está tão próximo das modalidades esportivas tradicionais, mas pratica a atividade física através da expressão corporal”, destaca o coordenador.

O processo administrativo do evento também foi reformulado. Devido à parceria firmada entre a organização do torneio e o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG (NUTEAD), o congresso técnico é realizado em ambiente virtual, sem a necessidade de presença física dos dirigentes dos estabelecimentos de ensino.

Fotos Luciane Navarro