Foca Foto publica livro dedicado às produções do projeto

O Projeto de Extensão Fotorreportagem UEPG (Foca Foto) publica seu décimo livro eletrônico e o primeiro totalmente voltado às produções do grupo ao longo de seus quase 10 anos de existência. O volume I de Produções do Foca Foto é composto por trabalhos de professores, alunos e supervisores e leva a assinatura da editora da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex-UEPG).

As 65 páginas do livro, que pode ser acessado neste link, trazem um pouco de tudo do que já foi produzido pela equipe do Foca, desde 2010. As produções são destaques em cada capítulo, desde as mostras fotográficas com imagens produzidas pelos alunos do primeiro ano, os ‘calouros’, até os e-books, alguns deles elaborados a partir de viagens feitas pelo grupo em diversas cidades do Estado.

Os principais registros das editorias do Foca foram selecionados para mostrar como é feita a produção jornalística, principalmente nas editorias de esporte e entidades sociais. Não ficaram de fora também os subprojetos que foram sendo desenvolvidos no decorrer do tempo, como os portfólios, ensaios, exposições, foto-legenda e a seleção do ‘foto-destaque’, que consiste em definir vencedores das melhores fotos nas coberturas mensais. A obra também faz registro do ‘Antes e Depois’, projeto que consiste em utilizar imagens antigas da cidade para estabelecer comparações sobre as transformações ocorridas na área urbana. O livro traz ainda detalhamentos das viagens para Morretes, Lapa, Castro, Prudentópolis, Paranaguá, Ponta Grossa e Curitiba. Nessas saídas a campo, os alunos tiveram a oportunidade de explorar as diferentes culturas de outros municípios. Outras visões são mostradas na coleção de e-books, como a coletânea ‘Mídias Contemporâneas’ que discute a imagem na sociedade atual, por meio da análise de diversos pesquisadores de outras universidades do país; e também o e-book ‘Foto&Poema’, produzido em parceria com o departamentos de Artes e Estudos da Linguagem e por alunos e professores que conseguiram unir a arte de fotografar e de escrever poemas. Trata-se do último e-book publicado, até então.

O professor Carlos Alberto de Souza, criador e coordenador do projeto, destaca a importância da publicação de mais um e-book do Foca. “A obra, editada pela Proex, com conselho editorial e ISBN, representa o esforço de todo o grupo que tem se empenhado no trabalho de apoio às entidades sociais e contribuindo com a formação acadêmica”, diz. Souza afirma que o projeto cresceu e hoje conta com a participação de aproximadamente 30 alunos, incluindo acadêmicos egressos.

O professor e integrante do projeto, Paulo Rogério de Almeida, escreveu o prefácio do livro e revisa matérias e outras obras feitas pelo grupo. Almeida explica como é gratificante participar do projeto. “Revisar os projetos e livros e participar das reuniões é enriquecedor, pois a revisão é fácil devido à qualidade deles. Parabéns aos membros do Foca Foto”.

Participante do grupo desde seu primeiro ano na graduação, a estudante e formanda do curso de Jornalismo da UEPG, Ingrid Petroski, é a diagramadora e uma das organizadoras do livro, juntamente com o professor Carlos e a técnica multimídia Taís Maria Ferreira. Ingrid relata como organizar o livro ajudou no ganho de experiência. “Agregou para a minha formação, porque eu aprimorei várias atividades organizando a obra. Estou saindo do curso e fico feliz em ter deixado um trabalho tão importante que reúne todas as produções do projeto nos seus nove anos de existência.”

Com esta obra, o Foca Foto totaliza a produção de dez e-books, organizados em quatro coleções: “Imagética”, “Mídias Contemporâneas”, “Foto&Poema” e “Produções Foca Foto”.

Texto: Eduardo Machado/Foca Foto