Abrace o HU promove Festa da Primavera nesta sexta (20)

A associação Abrace o HU realiza nesta sexta (20) a primeira edição da Festa da Primavera. O evento reúne várias entidades de Ponta Grossa e região e acontece na pista de atletismo do Campus Uvaranas da UEPG, a partir das 14h. Com a parceria das atléticas dos cursos da UEPG e de diversos projetos de extensão da universidade, a festa conta com diversas atividades recreativas, esportivas e culturais, além de serviços e alimentação.

Como apresenta a professora Fabiana Bucholdz Teixeira Alves, uma das organizadoras do evento e participante da associação Abrace o HU, o objetivo é divulgar a entidade e suas iniciativas em prol do Hospital Universitário da UEPG. “A ‘Abrace o HU’ busca obter recursos que possam auxiliar na viabilização das demandas emergentes no dia a dia do nosso hospital, bem como suporte a familiares de pacientes, principalmente em situação de vulnerabilidade social, auxílio nas necessidades essenciais do paciente em fase de transição hospital e moradia, cadeiras de rodas, banho, apoio de projetos de humanização, mobília para a futura casa da acolhida, enfim, necessidades emergenciais de forma geral que possam ser viabilizadas de uma forma menos burocrática”, conta Fabiana.

O professor Miguel Arcanjo, do Departamento de Educação Física e responsável pelas relações interinstitucionais da UEPG, foi um dos articuladores da parceria com as atléticas acadêmicas. “Como um dos objetivos da festa é a divulgação da Associação Abrace o HU, a ideia foi começar através de um trabalho interno com os estudantes”, conta. “A participação deles fortalece o evento, pois além das atividades por eles desenvolvidas o evento possibilita que estes alunos acrescentem solidariedade na sua formação, algo fundamental em um momento de crise de valores humanos”.

Na Festa da Primavera, os participantes terão acesso a serviços: atendimento da Agência do Trabalhador, orientações jurídicas, cortes de cabelo gratuitos, exames laboratoriais básicos (como aferição de pressão e testes de glicemia), e orientações para a prática de caminhada e corrida. Também acontecerão atividades ludo-esportivas: torneio de e-games, jogos esportivos (chute a gol, arremesso de basquetebol, dentre outros), apresentações das baterias e cheerleaders das atléticas da UEPG, apresentações de dança de colégios de Ponta Grossa, bingo (os prêmios serão camisas autografadas pelos jogadores do Operário Ferroviário Esporte Clube) e outras atividades recreativas, como queimada, pipa, jogos de tabuleiro, bete ombro, e mais.

Abrace o HU

A Associação Abrace o HU foi criada em março de 2018 para organizar e desenvolver projetos que possibilitem a arrecadação de recursos físicos, humanos e financeiros para atender às demandas de usuários, estudantes e servidores do Hospital Universitário da UEPG.

Texto: Aline Jasper