Enade acontece no domingo (24)

Neste domingo (24), acadêmicos participam do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que é um dos instrumentos de avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros. Para participar do exame, é necessário preencher o Questionário do Estudante até quinta (21).

Responder ao exame é obrigatório para que o estudante tenha direito ao diploma de graduação ao finalizar o curso. “O cadastro do estudante no sistema Enade, o preenchimento do questionário e a realização da prova no dia 24 de novembro, são requisitos obrigatórios para a regularidade do aluno perante o Enade, bem como para a emissão do histórico escolar e do diploma do formando”, destaca a pesquisadora institucional da UEPG, Josecler Kapp Lepinski. A pesquisadora lembra ainda que o preenchimento do questionário é condição obrigatória para realizar a prova, e o procedimento pode ser realizado no sistema Enade até as 23h59 do dia 21 de novembro.

“O Enade tem uma importância significativa para a instituição, para o curso e para o estudante. Ele é um dos aspectos que compõe o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). O exame também ganha significado na visibilidade do curso pela comunidade interna e externa à instituição e apresenta um feedback da qualidade da formação ofertada pela instituição”, aponta a diretora de Avaliação Institucional da UEPG, Elismara Zaias Kailer. O conceito Enade dos cursos pode também ser um diferencial em processos seletivos posteriores, já que, como exemplifica a diretora, muitas instituições de ensino, como cursos de residência médica, utilizam esse conceito para a seleção dos alunos.

Neste ano, o Enade avalia os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança. Na UEPG, são avaliados os seguintes cursos: Agronomia, Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Farmácia, Medicina, Odontologia e Zootecnia.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

No domingo, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, horário de Brasília, DF, e a aplicação da prova terá início às 13h30 e será encerrada às 17h30. O acesso à sala de aplicação da prova será permitido com a apresentação de documento de identificação com via original (com foto), oficial e válido.