Evento de Turismo reúne temas multidisciplinares

Nesta quarta-feira (20) VI Congretur e XVIII Sestur iniciou às 9h, no Grande Auditório da UEPG Central, com a palestra: “Expedições comerciais em Alta Montanha: A experiência da agência Gente de Montanha”, ministrada pelo professor Pedro Hauck. Na sequência houve a palestra “A Cultura Negra e sua religiosidade”, com Lúcia Mara Ramos e a partir das 13h30, o minicurso de oratória com Lucas Malaquias.

A acadêmica Mariana Lacerda explica que turma realiza vários eventos durante o curso. “Os alunos se dividem em comissões de acordo com a categoria que se identificam. Na metade do ano, organizamos a festa junina e agora o Congretur, que são os dois maiores eventos do curso. Nesse ano, resolvemos abordar o turismo e suas segmentações, por meio de palestras e minicursos diferentes. O objetivo é abranger diferentes áreas e chamar a atenção de outras graduações”, conta.

De acordo com a professora Dra. Larissa Monguel Martins de Lara, “a Semana é destinada à integração dos alunos ao mercado, a partir de novas experiências. É a oportunidade de os acadêmicos do segundo ano de turismo colocarem em prática o que eles aprendem na disciplina de ‘Organização de Eventos’. A Semana é multidisciplinar, com palestrantes de várias áreas, de acordo com as sugestões dos próprios acadêmicos”.

Conforme explica a professora Dra. Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas, “na disciplina de eventos, os alunos desenvolvem a parte prática, desde a concepção, planejamento, operacionalização, até o fechamento do evento. Eles desenvolvem aquilo que vivenciaram em sala de aula. E com a programação, trazem a temática para outras turmas e disciplinas. Então, temos a integração total do curso com aqueles que já estão no mercado de trabalho e essa troca de conhecimento é muito importante”.

O evento encerra nesta quinta-feira (21), com as palestras “Geotecnologias e sua Aplicação no Planejamento Turístico em áreas Naturais”, com o professor Dr. Ronaldo Maganhotto e “Patrimônio Histórico” com a professora Dra. Márcia Dropa. No período da tarde haverá o minicurso “Empreender ou não empreender, eis a questão!”, com Nádia Terumi Joboji do Sebrae.