Curso de preparação para Olimpíadas de Matemática inicia aulas online

O Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI), curso preparatório oferecido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMep) e para a Olimpíada Pontagrossense de Matemática (OPMat), iniciou as aulas de forma virtual nesta semana, devido à pandemia de Covid-19. O material é enviado para os alunos um dia antes de cada aula, e os encontros acontecem nas terças e sextas-feiras, por meio de uma plataforma virtual.

O POTI é um curso semanal gratuito destinado aos alunos de escolas públicas e privadas que participarão da Olimpíada Pontagrossense de Matemática, realizada pela UEPG. O programa, que faz parte do projeto de extensão “Olimpíadas de Matemática – Promovendo a Inclusão Social e Ajudando a Mudar o Cenário da Educação” e é ministrado por professores e acadêmicos da UEPG,  existe em Ponta Grossa desde 2014 e já atingiu cerca de 400 alunos.

As aulas abordam a resolução de problemas matemáticos envolvendo quatro disciplinas: Teoria dos Números, Álgebra, Análise Combinatória e Geometria. Participam do curso alunos matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

A coordenadora do POTI e professora do departamento de Matemática e Estatística, Elisangela dos Santos Meza, destaca que mais de 90% dos alunos que participaram do curso foram premiados na última edição da OPMat. “O curso é mais puxado, com 4 horas de aula por semana. É para aqueles alunos que realmente gostam de matemática”, indica Meza.

Para dúvidas ou mais informações, basta entrar em contato com a equipe do POTI pelo e-mail potiuepg@gmail.com ou pelos telefones (42) 99847-6068 (Elisangela) ou (42) 99831-1222 (Daniel).

Texto: Aline Jasper
Foto: Luciane Navarro