UEPG recebe 10 mil litros de etanol para produção de álcool 70%

O Laboratório de Produção de Medicamentos (Lapmed) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu neste sábado (04) dez mil litros de etanol. O material foi doado pela BR Distribuidora, para a produção de álcool 70% glicerinado e em gel, que será destinado a instituições que têm trabalhadores que atuam diretamente no enfrentamento ao Covid-19 em Ponta Grossa e região.

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, destaca que a Universidade está mobilizada em diferentes ações para atender às demandas neste momento de excepcionalidade. “No caso da produção do álcool 70%, o Lapmed está em produção contínua para que este produto chegue aos que estão na linha de frente no combate à Covid-19. Isso só é possível pela união de esforços dos nossos servidores, de parceiros e de empresas que vêm doando matéria-prima para que esta corrente do bem chegue a mais pessoas”.

A Universidade já produziu e distribuiu mais de 1100 litros do material para instituições dos Campos Gerais, como parte das estratégias de combate à pandemia de Covid-19. O Laboratório tem outros 1500 quilos de álcool em gel que serão utilizados no Hospital Universitário e distribuídos para entidades parceiras. Já foram atendidos pelo Lapmed o Hospital Universitário da UEPG, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária, Departamento Penitenciário, Exército (Castro) e Ponta Grossa Ambiental.

Como conta o CEO da BR Distribuidora, Rafael Grisolia, a companhia doou mais de 20 mil litros para sete universidades do país, e pretende atender a pedidos de outras instituições de ensino superior. Nos últimos dez dias, UFPR, UTFPR, UERJ e UFPE receberam, cada uma, 2 mil litros; UFRJ recebeu 4 mil litros; IFRJ, mil litros; e a UEPG recebeu 10 mil. “Diante deste cenário complexo, a BR está atuando dentro dos seus princípios de consciência, responsabilidade e solidariedade, não só atenta as suas operações para manter o fornecimento de combustível para os serviços essenciais e da economia como um todo, mas também em frentes em que seu suporte e cooperação podem contribuir com as diversas demandas diante da crise”, enfatiza.

A entrega realizada neste sábado é resultado de um esforço conjunto de diversas pessoas e entidades. Uma destas pessoas envolvidas na mobilização é Luiz Francisco Ávila, gerente de captação e relacionamento da Associação Amigos do Hospital de Clínicas (HC). Ele conta que o processo começou em Curitiba, com o recebimento do material na UTFPR e UFPR, e que a rede de contatos da associação Amigos do HC possibilitou doações em diversos locais do estado. “Em 10 dias, a iniciativa vai viabilizar álcool 70% e álcool em gel para toda a região de Curitiba, Campos Gerais e norte do Paraná”, comemora.

“Estudei na UEPG e tenho muito carinho pela instituição. Por isso, a oportunidade de intermediar essa doação também para a UEPG, após o contato da professora Jane, do curso de Farmácia, trouxe muita alegria”, relata Ávila. “É preciso aproveitar esse momento para aproximar a universidade da indústria e viabilizar projetos de pesquisa para trabalhar juntos na preparação para o futuro”.

A UEPG também disponibilizou álcool 70% glicerinado para as equipes da imprensa local. “No dia do jornalista [07 de abril], a Coordenadoria de Comunicação iniciou a distribuição do produto para garantir que os profissionais da imprensa estejam protegidos para realizar trabalho essencial de informar à população durante a pandemia”, explica a coordenadora da CCOM da UEPG, Luciane Navarro.

“A UEPG e a Fauepg estão engajadas na luta contra o Covid-2019. Dentre as frentes está a de produção de álcool gel e álcool a 70%”, comenta o professor Sinvaldo Baglie, coordenador do Lapmed e presidente da Fauepg. Ele ressalta o trabalho das equipes técnicas, a infraestrutura e o conhecimento da UEPG, mas também as empresas que doam insumos, materiais e outras contribuições. “Gostaríamos de agradecer à BR distribuidora, Allnex Química, Winner, Del Pozo Transportes, Prat’s, UFPR e Associação dos Amigos do HC de Curitiba. Estas contribuições muito engrandecem o que tenho chamado de rede do bem”, agradece.

A produção de álcool 70% glicerinado e em gel no Lapmed/UEPG atinge um número grande de pessoas, segundo a professora Jane Manfron Budel, do curso de Farmácia da UEPG. “Essa doação representa um marco para a UEPG e vai permitir um aumento gigantesco na produção de álcool 70% e álcool em gel para as ações de enfrentamento do coronavírus, além de também contribuir para que nós, como universidade pública, possamos ainda mais cumprir nossos objetivos, que são atender à comunidade acadêmica e à comunidade em geral”, vibra.

Rede de solidariedade

Nesta segunda (06), a empresa Prats doou 6 mil garrafas de 1,7 litro para auxiliar no envase e distribuição do álcool 70% glicerinado e em gel produzido no Lapmed-UEPG. Na sexta-feira (03), a UEPG recebeu também 1,6 tonelada de álcool etílico 99% da empresa Allnex Química. Durante a semana, outra doação de meia tonelada de álcool em gel 70% foi enviada pela empresa Winner.

O pró-reitor de Administração da UEPG, professor Ivo Demiate, conta que também foi realizada nesta sexta-feira a aquisição de 1000 litros de álcool em gel de uma empresa local, com valor reduzido por ser utilizado para serviços essenciais para a população. Esse produto será destinado para o Hospital Universitário e para os parceiros da UEPG, enquanto o Lapmed recebe os insumos restantes para continuar a produção.

Texto: Aline Jasper
Fotos: Luciane Navarro e Sinvaldo Baglie