Curso de enfermagem promove educação em saúde junto à comunidade indígena Kaingang

Na última segunda-feira, os alunos do 3º. ano do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UEPG, supervisionados pelas docentes do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública Jacy Sousa e Danielle Bordin, realizaram uma visita à aldeia indígena Kaingang, localizada no interior do Paraná.

Durante a visita, os alunos entraram em contato com a cultura Kaingang, por meio de dança típica e conversa direta com os indígenas. Conforme explica a Coordenadora do Curso de Enfermage, Jacy Sousa “foram realizados três momentos de educação em saúde sobre hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e sexualidade, com apresentação de conteúdo de maneira lúdica e tradução simultânea para à língua Kaingang pela acadêmica de enfermagem indígena da UEPG, Fátima Koyo. No local, os participantes trocaram informações, bem como, os acadêmicos disponibilizaram algumas peças de roupas que coletadas previamente para doação”, conta.

Segundo a docente, o planejamento desta atividade iniciou no mês de maio de 2019, na disciplina de Educação em Saúde, a partir de uma demanda do colegiado de Enfermagem. “O objetivo principal é integrar os acadêmicos do curso à cultura indígena, fortalecendo a visibilidade dos indígenas em nossa sociedade e instituição de ensino”, finaliza.