Consulta Pública debate Educação Ambiental na UEPG

Mais de 200 pessoas estiveram presentes no Auditório do PDE da Universidade Estadual de Ponta Grossa para participar da Consulta Pública sobre a Minuta do Programa Estadual de Educação Ambiental do Paraná (PEEA/PR), nesta segunda-feira (16).

O objetivo audiência pública era apresentar e discutir com a comunidade a Minuta que está sendo desenvolvida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST).  O documento norteará diretrizes a serem seguidas por instituições de ensino acerca da educação ambiental no estado do Paraná.

A consulta foi mediada pela diretora de Políticas Públicas da SEDEST, Fabiana Cristina de Campos, que contextualizou o Programa Estadual de Educação Ambiental e apresentou o documento que está em desenvolvimento, bem como sua metodologia de contribuições. Em sua fala, Fabiana destaca o papel importante que as universidades desempenham de apoio a educação ambiental. “Aqui é o espaço do pensamento crítico, aqui está o maior acesso à comunidade de projetos ambientais que são desenvolvidos. Dentro desse contexto, que a gente tenha as bases todas integradas e que possamos, no portal que a gente criou (www.conexaoambiental.pr.gov.br), disponibilizar todo material de interesse produzido dentro da universidade, principalmente os da área da licenciatura que tem boas práticas. Podemos criar juntos uma rede compartilhada de materiais didáticos produzidos em universidades do Paraná”, explica a Diretora.

Durante o evento foram apresentadas as quatro linhas de ação que guiam a Minuta. A Linha de Ação 1 é a Gestão e Planejamento da Educação Ambiental, que aborda o monitoramento e avaliação de políticas, programas e projetos de educação;

A segunda Linha de Ação é Educação Ambiental Não Formal no Estado do Paraná, que traz apontamentos focados em proporcionar à sociedade paranaense condições para atuar de modo engajado na consolidação de boas práticas ambientais.

A Linha de Ação 3 trata da Educação Ambiental no Sistema de Ensino Público e Privado que discute maneiras como os  espaços educacionais devem explorar sua potencialidade de formar cidadãos comprometidos com a sustentabilidade socioambiental local e global.

A última linha de ação 4 diz respeito a comunicação como importante ferramenta para a educação ambiental que promove diálogos entre diversos setores da sociedade divulgando a Educação Ambiental.

Após a apresentação das linhas de ação, a fala foi aberta à comunidade e suas contribuições sobre o assunto. Também falaram no evento a Pró-Reitora de Graduação da UEPG, Lígia de Paula Couto; o Secretário de Meio Ambiente de Ponta Grossa, Paulo Oliveira de Barros; a representante da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, a professora Maria Aparecida César Gonçalves, e o professor da UEPG e organizador, Sandro Xavier.

O professor faz um balanço do evento e declara o contentamento com a alta participação da comunidade. “A gente ficou muito feliz porque lotou o auditório do PDE. Nesse dia a gente conseguiu expor com a Fabiana a minuta do Programa de Educação Ambiental e esperamos agora que essa discussão continue e que a gente consiga colocar em prática e executar o Programa em toda a universidade e em todos os cursos, promovendo a educação ambiental de verdade”, avalia Sandro Xavier.

Os debates continuam com consultas públicas em outras cidades do Paraná como Paranaguá, Curitiba, Jacarezinho e Cascavel. O texto final da Minuta com a adição das contribuições da comunidade será apresentada na abertura do XVII Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA), que acontece em Londrina entre os dias 15 a 17 de outubro.

Texto e fotos: Saori Honorato