Museu Campos Gerais recebe palestras e ações culturais na 13ª Primavera dos Museus

A última semana de setembro deve concentrar debates em todo o país sobre o papel dos museus e suas relações com a sociedade. Essa também é a expectativa do Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para a 13ª Primavera dos Museus, temporada de eventos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece entre os dias 23 e 29 deste mês.

O tema desta edição destaca: “Museus por dentro, por dentro dos museus”. Em Ponta Grossa, o Museu Campos Gerais concentra debates com especialistas, exibição de filmes, roda de memória e ações culturais em seis dias de evento, com opções de programação gratuita nos três turnos.

A abertura oficial ocorre no dia 23, segunda-feira, às 19h, no Auditório Brasil Pinheiro Machado, com a palestra “Imagens virtuais e memória social na construção histórica”, a ser ministrada pelo historiador Eduardo Thielen, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ). Na terça-feira (24), o professor e pesquisador exibe e comenta o documentário ‘Saúde! Velho Chico’, às 16h.

“A universidade pública tem um lugar e uma responsabilidade no mapa da cultura, das artes e dos espaços de memória no país. Por isso a importância de o Museu Campos Gerais estar sintonizado a uma agenda nacional de atividades e debates”, explica o professor Niltonci Batista Chaves, diretor geral do MCG. Para ele, tanto a Primavera dos Museus quanto a Semana Nacional dos Museus, que aconteceu em maio, são eventos fundamentais para se repensar e fortalecer os espaços museais nos estados e municípios.

Gênero, história da imprensa, roda de memória e tour virtual

A quarta-feira (25) reserva espaço, pela manhã, para ação artística no museu promovida pelo curso de Artes Visuais da UEPG. Às 18h, o cineclube do projeto Cultura Plural, do curso de Jornalismo, exibe o filme ‘Cara gente branca’. Na quinta (26) pela manhã ocorre a palestra  “Gênero e museus: desafios e perspectivas”, com a consultora independente Amélia Siegel Corrêa, pesquisadora da UFPR e junto ao Projeto Global Europe, da  Universidade de Copenhagen.

Na tarde de quinta, o Programa de Educação Tutorial (PET) de História desenvolve um espaço de escuta e produção de memória a partir de roda de conversa com servidores que atuam no MCG.

O evento Museu Campos Gerais na 13ª Primavera dos Museus continua na sexta-feira (27), com a palestra “Memórias da imprensa paranaense: acervo fotográfico do jornal O Estado do Paraná”, a cargo do jornalista e professor José Carlos Fernandes (UFPR). À noite ganha espaço mais uma edição do projeto cultural Noites de Sexta, que apresenta vídeos, conversas e intervenções a respeito do ‘Pontagrossês’ e da identidade local. A programação encerra no sábado (28), com visita projetada a diferentes museus de interesse – uma espécie de guia virtual de visitação por diferentes cidades e países.

As atividades do Museu Campos Gerais na 13ª Primavera dos Museus contam com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX), do Departamento de História da UEPG e do PET História.

13ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

Museus por dentro, por dentro dos museus

 

Museu Campos Gerais na 13ª Primavera dos Museus

23.09 – 19h_ Abertura do evento
Imagens virtuais e memória social na construção histórica (Eduardo Thielen – FIOCRUZ/RJ)

Encerramento da exposição Paraná – A fotografia de Orlando Azevedo

24.09 – 16h
Exibição comentada do documentário ‘Saúde! Velho Chico’ (Fiocruz/RJ), com Eduardo Thielen

25.09 – 9h
Atividade Cultural – Curso de Artes Visuais da Uepg

25.09 – 18h
Foca na Tela/Cultura Plural apresenta o filme Cara Gente Branca

26.09 – 9h
Gênero e museus: desafios e perspectivas

(Amélia Siegel Corrêa – Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR e do Projeto Global Europe, no Departamento de Antropologia da Universidade de Copenhagen)

26.09 – 14h
Servidores, memória e cotidiano no Museu Campos Gerais: roda de memória com o PET História UEPG


27.09 – 9h
Memórias da imprensa paranaense: acervo fotográfico do jornal O Estado do Paraná

(José Carlos Fernandes – PPG Comunicação, UFPR)

27.09 – 11h
Reunião aberta de trabalho da exposição Histórias da Saúde Mental em Ponta Grossa

27.09 – 19h
Projeto Noites de Sexta. “Pontagrossês!” – com Misto Quente produções & Hein Leonard Bowles

28.09 – 15h_ Encerramento do evento
Tour virtual pelos museus.

Local: Museu Campos Gerais.

Todas as atividades gratuitas.

Informações: (42) 3220 3470