Fenata divulga programação completa do evento

A 47ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata) da Universidade Estadual de Ponta Grossa acontece na semana que vem. O evento, que reúne 99 espetáculos organizados em 6 mostras, acontece de 22 a 27 de outubro em diversos espaços da cidade.

Mostra Adulta

A mostra competitiva é composta pelas categorias Adulto e Infantil. Na categoria Adulto as apresentações acontecem todas as noites no Palco A do Cine Teatro Ópera, às 20h.

O espetáculo de abertura será ‘Translúcido’, uma montagem da Companhia Talagadá – Teatro de Formas Animadas, de Itapira (SP), e acontece na terça-feira (22) às 20h, no Cine-Teatro Ópera. A peça de abertura é convidada e não participa da mostra competitiva.

Na quarta-feira (23) a Mostra Adulta recebe o espetáculo “Queijo & Goibada, das canções que você não autorizou para mim” da Companhia Cênica de São José do Rio Preto/SP. Na noite de quinta-feira (24) o espetáculo será “Shakespeare – Paixão e Poesia” do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa.

A apresentação “Estado de Sítio” da Cia. Teatral Controvérsias de Pindamonhangaba/SP, acontece na sexta-feira (25). O último espetáculo da mostra competitiva adulta será no sábado (26) com “A Receita”, do Núcleo de Artes Cênicas SESI de São José dos Campos/SP.

No domingo (27) acontece o encerramento oficial do Fenata com a cerimônia de premiação e a apresentação do espetáculo “Processo de Conscerto do Desejo”, dirigido e protagonizado pelo ator Matheus Nachtergaele.

Todas as apresentações da Mostra Adulta acontecem às 20h no Cine Teatro Ópera. Os ingressos da mostra custam R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia entrada e estão a venda na sede da PROEX e no Cine Teatro Ópera. Os ingressos também são vendidos online através do site http://yoingressos.com.br, porém é cobrado uma taxa adicional de R$ 7.

Mostra Telmo Faria

A Mostra Teatro Telmo Faria traz espetáculos adultos que acontecem após a Mostra Adulta, de quarta-feira a sábado, às 22h no Auditório B do Cine Teatro Ópera.

O espetáculo que abre a mostra Telmo Faria na quarta-feira (23) será “Eldorado” do Grupo de Eduardo Okamoto da cidade de Campinas/SP. Na quinta-feira (24) a Cia. Buffa de Teatro de Salvador/BA traz o espetáculo “Confabulações”.

A apresentação de sexta-feira (25) é resultado de uma parceria entre o Fenata e o projeto Sesc Encena que traz o espetáculo “Leão no Aquário” da Minha Nossa Cia. de Teatro de Curitiba/PR. A última peça da Mostra Telmo Faria que encerra no sábado (26) será “Sertão Hamlet”, do grupo Sertão Teatro Infinito de Goiânia/GO.

Todas as apresentações da Mostra Telmo Faria acontecem às 22h no Cine Teatro Ópera. Os ingressos da mostra custam R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia entrada.

Mostra Infantil

A Mostra Infantil também faz parte da mostra competitiva e traz três espetáculos que se apresentarão no Cine Teatro Pax a partir de 24 de outubro. O espetáculo de quinta-feira (24) será “Ói Lá Inezita” da Cia. Cênica de São José do Rio Preto/SP, às 14h.

No sábado (26) o Grupo Magnólica Cultural de São Paulo/SP apresenta “Em Busca do Snark Invisível” às 15h. O último espetáculo da Mostra Infantil no domingo (27) é “Para Contar Estrelas” do Grupo Cirandela de Criciúma/SC que se apresenta às 15h no Cine Teatro Pax.

Mostra Campos Gerais

A organização do Fenata destaca como um dos pontos fortes da programação desta edição é a Mostra Teatro Campos Gerais, que reunirá grupos locais e da região, inscritos, convidados ou voluntários.

O primeiro espetáculo será “Arara, Gralha e Pinhão até quando existirão” do Grupo Flogisto de Ponta Grossa, que se apresenta às 14h no Cine Teatro Pax. Na sexta-feira (25) as apresentações acontecem na sede da Escola Ceci em dois horários, às 9h30 e 14h com o espetáculo “Hamlet”, do Núcleo de Expressão Teatral Ceci de Ponta Grossa.

As peças da Mostra Infantil e Mostra Campos Gerais, que acontecem no Cine Teatro Pax e Escola Ceci, são gratuitas. Para participar e levar estudantes, escolas públicas e particulares podem se inscrever pelo site www.uepg.br/fenata.

Teatro de Rua

As apresentações da Mostra Teatro de Rua acontecerão em diversos espaços públicos da cidade a partir de 24 de outubro. Na quinta-feira (24) às 10h30 no Terminal Central, acontece o espetáculo “Casa de Farinha do Gonzagão – Teatro Baile” do Grupo CTI – Cia Teatro da Investigação, de São Paulo/SP.

Na Praça Floriano Peixoto, Os Palhaços de Rua de Londrina/PR apresentam a peça “Vikings e o Reino Saqueado”, às 10h30 na sexta-feira (25). Já no domingo (27) quem estiver pelo Parque Ambiental às 15h vai poder prestigiar o espetáculo “Pequenas porções de tempo”, do Grupo Movimento 161 de Curitiba/PR.

Mostra Especial

A Mostra Especial se dedica a levar espetáculos de teatro à variadas instituições de forma a atingir diferentes públicos que não tem a possibilidade de ir aos teatros. O Fenata levará os espetáculos desta mostra a espaços como APAE, CMEIs, Escolas Estaduais e Municipais, Asilos, Creches, Capes, presídios, entre outros.

Os espetáculos selecionados para a Mostra Especial são cinco: “O Grande Mágico” do Grupo No Mundo da Lua, de Campinas/SP; “Ciranda de Histórias” do Grupo Girolê Produções Artísticas, de Curitiba/PR; “Mentirosos” da Cia. Teatro Porão, de Rio de Janeiro/RJ; “Lá vem Poesia” do Grupo Cirandela, de Criciúma/SC; e “Extrambólico” do Grupo Fale Circo, de Florianópolis/SC.

Para mais informações sobre o 47ª Fenata, acesso o site oficial do evento: www.uepg.br/fenata.

Texto: Saori Honorato