Cientista egressa da UEPG aborda pesquisas sobre Covid no evento “Café com Biologia”

Na próxima edição do projeto “Café com Biologia”, que acontece neste domingo (07), a partir das 14h, a pesquisadora Rafaela Rosa Ribeiro irá abordar o tema “De repente, pesquisando o coronavírus”.

Rafaela é egressa do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e em 2019, ingressou no Pós-doutorado pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Como parte de seu estágio, está no Departamento de Doenças Infecciosas e Neurociência do Ospedale San Rafaelle, hospital situado em Milão, na Itália.

O objetivo inicial era desenvolver um projeto sobre o zikavírus, porém, com a emergência da Covid-19, Rafaela passou a conduzir paralelamente atividades envolvendo testes de drogas e compreensão dos mecanismos celulares desencadeados pela infecção do vírus.

Durante o encontro, a pesquisadora irá abordar as pesquisas desenvolvidas no combate ao coronavírus em um dos maiores centros de pesquisa da Itália. “Vamos falar de minha carreira como comecei a trabalhar com vírus, minha pesquisa com Zika como cheguei aqui na Itália e trabalho na Covid-19. Vai ser um bate papo gostoso, voltando as raízes”, completa a pesquisadora.

Sobre o Evento

O “Café com Biologia” é um projeto de extensão do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEPG. O projeto promove conversas com egressos do curso e profissionais da área no canal do YouTube Labensinouepg.

Texto: divulgação (adaptado por Vanessa Hrenechen)     Foto: divulgação (Rafaela Rosa Ribeiro)