Revista Olhar de Professor seleciona trabalhos para publicação

Compartilhe

A Revista Olhar de Professor, periódico acadêmico proposto pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), recebe até 22 de julho a submissão de artigos científicos para publicação. A chamada de trabalhos é voltada para o caderno temático “As reformas educacionais no Ensino Superior”.

Com previsão de publicação em novembro, a próxima edição da revista busca por trabalhos que fomentem o debate sobre a formação de professores nos cursos de licenciatura, saberes da prática docente, currículo, didática, dispositivos de ordem legal, além de projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas e suas reformulações.

Já o caderno temático da revista pretende trazer abordagens propositivas aos licenciados sobre a curricularização da extensão e as resoluções 2/2015 e 2/2019, que instituem princípios formativos. A resolução 2/2015 determina a formação teórica e interdisciplinar, associação da teoria à prática, compromisso social e valorização do profissional da educação, e o trabalho coletivo e interdisciplinar; enquanto a resolução 2/2019 apresenta um contraponto ao privilegiar as competências e saberes técnicos dos licenciandos.

A chamada busca para a composição do caderno pesquisas, artigos teóricos, ensaios, entrevistas e resenhas que tenham como objeto de estudo os documentos orientadores de formação de professores. Contribuições de autores internacionais também podem ser submetidas. Os textos podem ser redigidos em língua portuguesa, inglês ou espanhol e, nestes casos, deverão, apresentar o resumo em português. 

No site da revista, a aba Diretrizes para autores disponibiliza orientações e templates para a submissão de trabalhos

Sobre a revista

A Revista Olhar de Professor é um periódico acadêmico, de fluxo contínuo, proposto pela UEPG, que desde 1998 divulga pesquisas e estudos relacionados à educação e à formação de professores. 

O periódico publica artigos científicos, reflexões sobre experiências pedagógicas significativas, resenhas, entrevistas e textos de palestras que abordam a produção de pesquisadores ligados à pesquisa e à docência na grande área da educação. A publicação é dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Educação e das Ciências Humanas.

A revista oferece acesso livre e imediato ao conteúdo. Com publicação de fluxo contínuo, os textos são disponibilizados em formato PDF, em busca de democratizar o acesso ao conhecimento científico, disponibilizando-o de forma gratuita. As áreas de interesse para publicação são Educação; Educação Superior; Formação de professores; e Educação Básica.

Texto: Cristina Gresele | Foto: Jéssica Natal

Compartilhe

 

Skip to content