IESol promove cerimônia de formatura e visita na UEPG para alunos de colégio

Na última quinta (21), os alunos participantes do Projeto de Iniciação Científica de Humanas do Centro Educacional Marista Santa Mônica participaram de uma cerimônia de formatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Além da cerimônia para receber os diplomas produzidos pela IESol, os alunos participaram do clube de trocas e também conheceram parte do Campus Central, como o Grande Auditório, a Biblioteca, espaços de produção do curso de Jornalismo e também a nova sede da Incubadora.

A estagiária da IESol e estudante de Serviço Social Jayne Thalya participa do projeto desde a primeira edição e fala sobre a importância de se buscar novas formas de ensino da Economia Solidária para as crianças. “Trabalhar os princípios da Ecosol com as crianças é um desafio, temos que tornar o conteúdo atrativo. A aplicação de jogos como metodologia de aprendizado foi muito bem recebida pelos alunos, é como aprender brincando”, comenta.

Para Jayne, o projeto ajuda a levar os ensinamentos sobre a Economia Solidária não só para as crianças, mas para o local em si, fazendo com que mais pessoas tenham acesso aos princípios da Ecosol e possam praticá-los. “Ensinar o que é Economia Solidária para as crianças é gerar multiplicadores, as crianças aprendem e internalizam os princípios com muito mais facilidade que os adultos, e replicam esse conhecimento para os demais moradores do bairro, que é nosso objetivo com a incubação de território”, explica.

O colégio faz parte dos grupos apoiados pela IESol e desde 2017 tem parceria com a incubadora. O último dia de formação aconteceu no dia 11 deste mês e, na atividade proposta, as crianças com idades entre 10 a 12 anos puderam compreender mais sobre cooperativismo e solidariedade com o jogo de tabuleiro chamado Coopolis.

Texto e fotos: IESol UEPG